Colégio Web

O que são os artrópodes?

Publicidade

Um dos filos de animais invertebrados mais antigos do mundo, os artrópodes apresentam como principal característica ter um corpo formado por um exoesqueleto rígido com vários apêndices articulados, sendo que o número varia de acordo com sua classe.

É simplesmente o maior filo de animais existente no mundo, e engloba vários tipos de animais, tais como insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Vamos conhecê-los um pouco mais!

Um número de espécies impressionante

Atualmente, os artrópodes apresentam nada menos do que aproximadamente 1 milhão de espécies descritas pela ciência, e de acordo com estimativas, é possível afirmar que eles representam nada menos do que 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo ser humano.

Com ampla variedade de cores e de formatos, os artrópodes podem apresentar também uma variedade de tamanho considerável, já que podem partir de organismos microscópicos, como o plâncton que habita os oceanos, chegando a animais com até 3 metros de comprimento, como algumas espécies de crustáceos.

artropodes

Muito antigos

A existência dos artrópodes no mundo é realmente antiga, e isto fica mais evidente pelas análises de registros fósseis, que indicam que eles já figuravam na Terra desde o período Cambriano.

Com base nisto, é correto afirmar que eles estão aqui há mais de 540 milhões de anos, sendo que a maior parte das espécies mais antigas registradas vivia nos oceanos (local este onde algumas das mais antigas existentes até hoje ainda vivem).

Capacidade de adaptação sem igual

Os artrópodes apresentam uma capacidade de adaptação sem igual no reino animal, e por conta disto, eles podem viver em diversos tipos de ambientes, tanto aquáticos, quanto terrestres.

Até mesmo nos ambientes com as temperaturas mais baixas, como a Antártida, por exemplo, é possível encontrar representantes dos artrópodes, e por conta disto, eles são representantes de um filo que é um dos mais bem sucedidos de todos.

Capacidade de voar

Alguns artrópodes da classe dos insetos apresentam a capacidade de voar, sendo com isto os únicos animais invertebrados capazes de tal feito.

artropode

Por conta disto, é correto afirmar que os artrópodes são alguns dos poucos animais capazes de marcar presença tanto na água, quanto na terra e também no ar.

Altamente ligados aos seres humanos

Os artrópodes são altamente ligados aos seres humanos, e esta ligação se dá de diversas formas, como, por exemplo, na forma de alimento, já que algumas espécies são consumidas, tanto de crustáceos, como de insetos também.

Além disto, espécies de artrópodes também podem causar prejuízos à saúde humana, principalmente por conta de sua capacidade de transmitir doenças, por exemplo.

E por fim, no que diz respeito à agricultura, algumas espécies de artrópodes podem causar sérios prejuízos às plantações, como pragas de gafanhotos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados