Colégio Web

O que fazem os nematódeos?

2Todos nós já ouvimos falar ou mesmo já tivemos contato com as lombrigas. Não é verdade? E quem nunca ouviu falar do amarelão e do bicho-geográfico? O que temos em comum nas três doenças acima citadas? Simplesmente o fato de que elas são todas originadas a partir de um tipo de animal com nome bem estranho e que pertence ao Filo Nematoda. O que mais podemos descobrir sobre eles?

Publicidade

Que são um tipo de verme com formato de corpo alongado e afilados nas extremidades. Como se fossem um fio. É por conta desse traço que passou a ser chamado de nematódeo. Nematos leva a fio e helminthes tem o significado de verme.

Os animais que pertencem ao Filo Nematoda vão possuir a boca na área anterior ao corpo e a região anal na parte posterior, como se fosse um completo sistema digestório. O macho sempre apresentará uma cloaca, estruturas comuns aos sistemas digestórios e reprodutores. É nessa região que se consegue eliminar as fezes e os espermatozoides. Também vale ressaltar que os nematódeos apresentam sexos em separado. A fêmea sempre será maior que o macho.

Vivem em espaços aquáticos e terrestres

1As questões relacionadas à respiração acabam acontecendo por meio da superfície do corpo, já que o nematódeo não vai possuir pulmão ou mesmo qualquer vestígio de sistema circulatório.

Os sistemas excretores são formados por estruturas conhecidas como renetes. Elas podem se apresentar de variadas formas, mas a costumeiramente observada é aquela em formato de célula, num desenho que forma a letra H. É esse tipo de célula que vai percorrendo todo o corpo alongado do nematódeo. As excreções vão sendo eliminadas por meio de poros. O movimento acontece a partir de uma flexão na fibra muscular, sendo a única a se movimentar ao mesmo tempo que se comunica com cordões nervosos dorsais e ventrais. São eles que cuidam de toda a estrutura desse tipo de animal para que eles mantenham-se vivos.

Há uma grande quantidade de espécies de nematódeos, mas boa parte deles gosta de viver livremente sem sequer ser percebido pelo homem ou demais animais.

Vivem na água ou na terra, mas existem aqueles nematódeos que gostam de ser parasitas de plantas ou mesmo de outros animais. É o caso do Ascaris lumbricoides, que popularmente conhecemos como lombriga. É a própria lombriga quem causa a doença chamada ascaridíase. Também são os nematódeos que causam o ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.

Muita gente não sabe, mas esse tipo de parasita pode sempre estar presente nas frutas e verduras. Daí a importância de sempre lavar corretamente os alimentos e adotar todos os cuidados com a lavagem das mãos e demais regras de higiene.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados