Colégio Web

O que é o relógio biológico?

Publicidade

Todo mundo já ouviu falar alguma vez sobre o relógio biológico, principalmente quando se trata de algum problema para dormir. Porém, você realmente sabe o que é realmente o relógio biológico?

A grande verdade é que grande parte da população não sabe, apesar de sempre ouvir falar dele. E é exatamente por isso que reunimos algumas informações que vão ajudar você a entender de verdade o que é e como funciona o relógio biológico do seu corpo.

Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Afinal de contas, o que é o relógio biológico?

O que é o relógio biológico

O relógio biológico é um mecanismo do corpo que é comandado pelas horas do dia e que faz parte de todos os seres vivos. Ele é o responsável por comandar e regular todas as atividades do organismo do corpo humano.

A região do corpo que é responsável por controlar os ritmos biológicos – que são compostos de 24 horas – é o hipotálamo anterior, que fica localizado no cérebro. E são esses ritmos biológicos que são aquilo que regulam funções corporais como os horários de acordar e de dormir, os horários de comer e atividades como ir ao banheiro e produzir hormônios, como o cortisol, a melatonina e o hormônio de crescimento.

E são os genes que são envolvidos nesses processo que são os responsáveis por explicar os motivos de algumas pessoas preferirem acordar ou dormir cedo e porque outras funcionam melhor durante a noite.

Segundo pesquisas realizadas por diversos cientistas, a luz é um dos principais fatores responsáveis pela ativação do relógio biológico. Ou seja, é por isso que durante o dia as pessoas estão preparadas para atividades diversas e durante a noite as pessoas buscam o repouso.

Relogio Biologico

É importante que o relógio biológico do corpo esteja sempre sincronizado para a manutenção de uma boa saúde. E é exatamente por isso que a hora do sono, ou seja, do descanso e do repouso semanal, é tão importante. Uma rotina que não seja regular pode desregular as funções biológicas e também colocar o corpo em situações de estresse, com efeitos em longo prazo.

É importante descobrir e respeitar o seu relógio biológico, porque caso não o faça, ele pode ser o responsável por uma série de condições desagradáveis e até mesmo situações de alto estresse. E os efeitos disso são sentidos apenas em longo prazo.

E é exatamente por isso que é tão importante fazer pausas nos fins de semana e também descansar todas as noites. Afinal de contas, ninguém deseja sofrer de doenças apenas por não dormir direito, não é mesmo? Respeite o seu corpo e aprenda a escutar o que ele diz para você, pode ter certeza que você vai sentir os resultados positivos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados