Colégio Web

Medusa

É um metazoário que possui uma arma: células urtificantes, cujo veneno paralisa presas menores e pode mesmo ser nocivo às pessoas.

Publicidade

Filo: Coelenterata
Classe: Schiphozoa
Ordem: Acalephae
Nome Científico: Cyanea lamarchi
Família: Semeostomidae
Diâmetro: até 60 cm
Sexo: Unissexuada. Pões ovos e apresenta estágio larval
Cor: branco azulado

As medusas são parentes dos corais e das anêmonas-do-mar, mas não são fixas e deslocam-se ao sabor das correntes marítimas. Num determinado estágio da sua vida, algumas medusas chegam a se transformar em indivíduos que se fixam (chamados de pólipos) e voltam a se transformar em medusas depois.

Existem dois tipos de medusas, de formas e cores muio variadas, mas de forma geral a medusa é composta por uma estrutura em forma de disco ou guarda-chuva no meio da qual se abre a boca, por tentáculos e por muita água! É por isso que quando uma medusa vai parar na praia, “derrete” em poucas horas.

A medusa-gigante tem mais de mil tentáculos muito finos que medem até 40 metros de comprimento! Eles são venenosos e constituem uma gigantesca armadilha mortal onde caem camarões e pequenos peixes. Porém, as maiores medusas não são necessariamente as perigosas. As mais tóxicas vivem nas regiões quentes e sua picada pode matar até um homem.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados