Colégio Web

Mar e oceano são elementos diferentes

Publicidade

Muita gente pensa que mar e oceano são elementos similares. Não é não! Além de significados etimológicos diferenciados, há uma especificidade para cada um dentro do espaço biológico.

oceanoDo ponto de vista prático, tanto o oceano quanto o mar representam amplas extensões que contém água salgada. Porém, a diferença inicial se dá no fato do oceano ocupar uma extensão maior e ser delimitado por uma porção de terra que está emersa. Já o mar, vai ser menor e limitado a partir de um continente, inclusive com suas entradas.

A profundidade de cada um também carrega diferenças. O oceano é muito mais profundo, pois inclusive o elemento humano não conseguiu atingir um espaço mais profundo do mesmo, nem mesmo com equipamentos modernos. Já o mar permite que se aproxime de centenas de quilômetros, como é o caso das explorações petrolíferas.

O mar faz parte do oceano, sendo um trecho geográfico deste último. Um trecho localizado em regiões onde ocorrem os chamados acidentes geográficos terrestres. E, claro, tem uma função essencial no sistema e cadeia de diferentes populações, inclusive a humana. Exemplo: Mar Mediterrâneo, que é extensão do Oceano Atlântico.

Diferentes tipos de mares

Em relação aos mares, os estudiosos os classificam em três tipos: aberto, com ampla ligações junto aos oceanos; continental, com uma ligação mais restrita; e finalmente o mar fechado que vai se ligar às águas oceânicas pela ligação dos canais e rios.

Há aspectos bem curiosos relacionados aos mares e oceanos. Confira!

Ártico e Antártico: hoje são chamados de oceanos, mas na verdade eles são mares. Especialmente por serem mais rasos e pouco extensos. De acordo com os especialistas, apenas são oceanos: Pacífico, Atlântico e Índico.

Morto: todas as pessoas consideram que o Mar Morto é um mar, não é? Mas, do ponto de vista geográfico o Mar Morto é um lago de água salgada, porém bastante extenso.

oceanoSete mares: de onde veio essa expressão? De lendas do período medieval. E justamente por ter sido criada nesse momento histórico, no período das grandes navegações, ela se refere aos oceanos. Há quem hoje use a expressão para classificar sete diferentes tipos de oceano: o pacífico e o atlântico dividem-se em dois cada um. A eles foram somados o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico.

Pacífico: o Oceano Pacífico foi denominado assim em função das suas aparentes águas tranquilas. O que se sabe, a partir dos navegadores, é que ele também é muito bravio, inclusive mais intensamente que o Oceano Atlântico. E por falar nesse último, também carece de explicar o seu nome. Foi escolhido o “Atlântico” em função de um dos deuses da Grécia Antiga, conhecido como Atlas.

O Brasil possui uma forte ligação geográfica, biológica e cultural com o mar. Na costa brasileira estão concentradas grandes populações e as praias do país são extremamente bem recomendadas para o aspecto do turismo. Em relação aos oceanos, nosso país é banhado pelo oceano Atlântico, ao longo de toda sua costa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados