Colégio Web

Malária

A malária é uma doença causada por um parasita denominado Plasmodium que é transmitido através da picada do mosquito Anopheles.

Publicidade

A malária é uma doença causada por um parasita denominado Plasmodium que é transmitido através da picada do mosquito Anopheles. Essa doença é considerada infecciosa. Esse parasita começa atacando o fígado e depois o sangue, causando a destruição dos glóbulos brancos que são responsáveis pelo “ trajeto” dos nutrientes, fazendo com que as pessoas fiquem anêmicas. 

Apenas o mosquito fêmea pica o homem, o macho vai atrás das flores e das plantas. Os lugar mais comum para uma pessoa ser picada é em zonas rurais, porém pode acontecer também dela ser picada em casa, perto de jardins, em acampamentos etc. 

Uma forma de transmissão dessa doença é através do próprio mosquito, por exemplo, se ele picar uma pessoa que já esteja com malária e depois picar outra, ele estará transmitindo a doença. 

Os sintomas podem vir a se manifestar somente um mês após a picada do mosquito. 

Os principais sintomas da malária são: 

 – mal-estar; 

dores de cabeça

– dores no corpo; 

– calafrios; 

– febres muito alta; 

– pele avermelhada; 

– delírios; 

– fraqueza. 

A malária é uma doença que tem cura, porém deve ser tratada rapidamente assim que diagnosticada a doença, pois ela pode causar também um forte desidratação e pressão baixa, e por este motivo causar insuficiência dos rins, convulsões e morte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados