Colégio Web

Insetos – As Formigas e os Gafanhotos

Publicidade

Os insetos dominam o mundo, com a maioria das espécies e a maioria dos indivíduos sobre a face do planeta Terra. E as formigas dominam o mundo dos insetos. Não em número de espécies, mas em quantidade de indivíduos.

As formigas

Você sabia que cerca de 75% da biomassa de insetos de uma floresta é de abelhas, de vespas e de formigas. Além disso, as formigas são uns dos principais animais sociais.

As formigas assim como as abelhas e as vespas são insetos sociais, vivem sempre em colônias. São os animais mais numerosos e praticamente estão em todos os ambientes terrestres exceto nas regiões polares. Será que as formigas não gostam do frio?

As formigas são bem semelhantes às abelhas, pois elas vivem em colônias, todas possuem a sua função dentro da mesma. A formiga rainha, por exemplo, tem a função da reprodução e saem da colônia para o voo nupcial.  O macho morre logo após a fecundação e a formiga-rainha retorna a colônia para colocar os ovos, porém perde suas asas.

O formigueiro possui uma estrutura bem complexa, cheia de tuneis, que percorrem quilômetros. Vários estudiosos já tentaram entender a lógica dessa construção, mas ainda é um mistério.

As formigas são insetos extremamente organizados, pois cada uma é encarregada de uma função bem definida, como a segurança do formigueiro, a construção dos tuneis, o cuidado com as larvas e a alimentação.

A alimentação depende da sua espécie.  Algumas comem de tudo: restos de alimentos humanos, animais, vegetais; outras já são carnívoras e herbívoras.

As formigas são pragas que atacam os doces e as plantações. Elas podem acabar com plantações inteiras causando prejuízos para a agricultura e para o comércio de forma geral.Formiga e Gafanhoto

O gafanhoto

O gafanhoto é o melhor pulador do reino animal. Ele consegue dar um salto de até 70 centímetros! Imagine só um bicho tão pequeno pular tão alto! Se fosse um ser humano equivaleria pular em cima de um prédio e sem efeitos especiais!

As vice-campeãs são as pulgas. Na verdade, elas conseguem saltar tão alto quanto o gafanhoto, mas ele tem que fazer muito mais esforço, pois é mais pesado que as pulgas. Sendo assim, ele merece ser o campeão do salto!

O gafanhoto possui patas traseiras bem grandes e fortes, que quando não está saltando ficam dobradas para trás, mas fazem toda a diferença na hora do impulso para o grande salto.

A alimentação é à base de folhas, por isso são chamados de polífagos. Eles se alimentam de plantas como arroz, soja e pastagens. Juntos formam enormes enxames que devastam grandes plantações causando enormes prejuízos aos agricultores.

São animais pequenos e possuem várias espécies: gafanhoto-argentino, gafanhoto de coqueiro, gafanhoto do campo, gafanhoto do milho, gafanhoto gigante, gafanhoto migratório, gafanhoto peregrino, gafanhoto soldado, gafanhoto verde.

Você sabia que o gafanhoto do milho é muito usado como parte da alimentação das comunidades rurais da América Central? Dizem que tem um grande teor de proteína são usados em bolo, cozidos, assados e em diversas receitas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados