Colégio Web

História da Biologia

Publicidade

Os conhecimentos biológicos são formados desde a pré-história, através de fundamentos empíricos.

Por meio das pinturas rupestres encontradas em cavernas, pode-se afirmar que o homem primitivo por motivos de sobrevivência, passou a conhecer melhor as espécies de animais e de plantas. Ele tomou conhecimento do comportamento de diversas espécies de animais, e como cuidar deles, e de utilização e época de frutificação de certos vegetais. Assim como também aprendeu a diferenciar as plantas venenosas.

As primeiras pesquisas biológicas foram realizadas a olho nu, em 400 A.C pelo estudioso Hipócrates, conhecido como o pai da medicina que descreveu doenças comuns, concedendo as causas às dietas e outros problemas físicos.
Mas foi na Grécia que a biologia deu uma arrancada, graças ao filósofo Aristóteles. Ele chegou à conclusão de que a observação cuidadosa era a forma mais imprescindível para estudar a Biologia.

E até o século I D.Ca maneira que Aristóteles definiu foi sendo estudada, até que o romano Galeno descobriu que só a observação atenciosa não bastava para estudar a Biologia. E ele se dedicou para compreender o funcionamento dos órgãos dos animais. Através de observações era praticamente impossível que ele descobrisse como o sangue circulava pelo corpo e voltava para o coração. Foi aí que ele fez uma suposição, que durante 1.500 anos foi instruída, uma suposição que foi descoberta que era falsa no século XVII, quando o inglês William Harvey mostrou a verdadeira teoria.

Na Idade média, as pesquisas cientificas ampliaram de uma maneira que a biologia começou a ganhar forças. Lineu deu continuidade a teoria de Aristóteles, criando novas categorias de espécie, gênero, ordem, classe e reino, e um sistema de nomenclatura dos seres vivos, que ainda é usado.

No século XVII, é inventado o microscópio, e no inicio do século XIX a teoria celular se formulou por Schleiden e Schwann. Mas com o microscópio óptico não era possível visualizar detalhes da célula, e só alguns anos mais tarde com a invenção do microscópio eletrônico é que estruturas subcelulares foram descobertas.

Com a evolução do microscópio ficou mais fácil descobrir outros mistérios, em 1954 foi desvendada a dupla hélice do DNA e do código genético, fato que marcou o início da biologia molecular e da genética experimental.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados