Colégio Web

Hepatite B

Por ser uma inflamação no fígado, a hepatite B é causada por um vírus; pode ser causada também pelo consumo excessivo de álcool.

Publicidade

Por ser uma inflamação no fígado, a hepatite B é causada por um vírus; pode ser causada também pelo consumo excessivo de álcool. Ao ser atingido pelo vírus, o fígado fica inflamado (inchado) e sensível, com essa doença pode ocorrer à falência do fígado e levar o enfermo a morte. 

Ela é uma doença infecciosa, pode ser transmitida sexualmente, através de transfusões de sangue ou por agulhas infectadas. No caso das gestantes, se elas possuírem o vírus, elas poderão transmiti-lo para o bebê.

Quando a pessoa adquire este vírus, ela tem sintomas como febre, cansaço, mal-estar e perda de apetite, e mais pra frente, quando a doença vai se agravando, o enfermo começa a ter enjôo, vômito, dores abaixo da costela, falta de ar, gosto amargo na boca, sua urina fica com a cor marrom escuro, inchaço das pernas e vermelhidão nas palmas das mãos.

Para que a doença seja diagnosticada, são feitos exames de sangue e biópsias (é quando algumas agulhas retiram certa quantidade de tecido para ser realizado o exame).

Em alguns casos a hepatite B não é tratada com antibióticos, mais sim com muito repouso, uma dieta e privação de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não se é necessário a internação, porém se o enfermo ficar desidratado, ele terá que ir até o hospital para tomar soro. Para o enfermo se recuperar, são necessários no máximo 6 meses.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados