Colégio Web

Guepardo – Mamífero mais rápido do mundo

Dentre os mamíferos, ninguém corre mais rápido do que o campeão guepardo, ou chita, que consegue acelerar a uma velocidade superior aos 100 km/h!

Publicidade

A lista de animais mais rápidos do mundo é extensa, contendo aves como o falcão peregrino, que consegue atingir em voo a velocidade de até 300 km/h! Há também algumas espécies de peixes que são muito velozes.

Mas entre os mamíferos, ninguém consegue correr mais rápido do que o campeão da velocidade, o guepardo, ou chita, que consegue acelerar a uma velocidade superior aos 100 km/h!

Um velocista nato

Apesar de ser um felino, o Acinonyx Jubatus se caracteriza pela conformação física mais voltada para a velocidade, o que significa pernas mais longas e corpo mais esquio do que normalmente se vê em outros felinos.

O seu corpo é extremamente flexível, o que lhe proporciona curvar sua coluna vertebral como se fosse uma mola durante as corridas.

E a aparência física do guepardo é mais parecida com a do galgo, que é uma raça de cão de corrida.

Suas garras não são retrateis, se assemelhando mais às patas dos cães, e sua pelagem é cheia de pintas negras sobre pelos na cor dourada, que lhe fornecem a camuflagem ideal para as savanas africanas.

Guepardo

Caçadas rápidas

Apesar de ser o mamífero terrestre mais rápido do mundo, o guepardo não consegue manter sua velocidade de 100 km/h por muito mais do que alguns segundos ou minutos.

Por isso, suas caçadas devem ser rápidas, já que se sua presa conseguir se esquivar de sua investida, ele não conseguirá manter o ritmo da perseguição por muito tempo.

Isso faz com que ele seja um dos felinos que apresentam o maior índice de tentativa e erro em caçadas, com um proporção de 10 tentativas para apenas 1 caçada bem sucedida.

Suas presas, geralmente são quase tão rápidas quanto ele, como as gazelas e antílopes de pequeno porte que habitam as planícies da África.

Tamanho do Guepardo

Mamifero Mais Rapido do Mundo

Apesar de ser extremamente rápido, o guepardo possui uma conformação física bastante frágil, o que torna a vida de um indivíduo adulto sujeita a muitos riscos.

Normalmente, um guepardo adulto macho pesa em média 45 kg, podendo atingir no máximo 65 kg. Seu comprimento pode variar de 1,12 metros a 1,50 metros, sem contar a grande cauda, que costuma funcionar como leme durante as manobras rápidas do animal.

A cauda do guepardo normalmente apresenta um comprimento médio que varia de 60 a 85 centímetros.

Armas do Guepardo

As principais armas do guepardo são a sua grande velocidade e a sua boca, que possui dentes afiados e fortes para quebrar o pescoço de suas vitimas. As garras, como já dito, não são retrateis, e, portanto, não servem como armas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados