Colégio Web

Gatos têm sete vidas? Entenda!

Publicidade

O gato, sem dúvida alguma, é um dos animais que mais está envolto em crenças populares e até mesmo míticas. Entre elas estão a de que gato preto dá azar ou de que o gato cai sempre de pé, mas a mais conhecida de todas é que gato teria sete vidas.

É claro que todos nós sabemos que (infelizmente) gatos não possuem sete vidas, mas sim apenas uma, assim como todos os animais. Alguma vez você já parou para pensar, no entanto, sobre de onde surgiu a suposição, que acabou até virando ditado, de que gatos teriam sete vidas?

É exatamente para acabar com essa dúvida que nós reunimos aqui diversas informações, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e confira agora!

De onde surgiu a história que gatos têm sete vidas?

Gatos têm sete vidas

A suposição de que gatos são donos de sete vidas já virou até lenda e a verdade é que ninguém sabe ao certo de onde ela veio. O que se sabe é que provavelmente ela surgiu por causa do fato de gatos serem donos de sistemas imunológicos invejáveis – você já viu alguma vez um gato doente? – Além também de sua agilidade, que permite a eles cair sempre de pé.

Mesmo que a origem exata não seja conhecida ao certo, no entanto, acredita-se que ela tenha surgido lá na Idade Média, em um período onde os gatos eram animais sempre associados a bruxas, principalmente aqueles que eram pretos.

Um dos registros mais antigos data de 1584, quando no livro “Cuidado com o Gato”, o escritor inglês William Baldwin diz que “é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes”, o que significaria que este gato teria nove vidas por conta da bruxa.

Aqui vai uma curiosidade, o número de vidas que o gato tem varia de uma parte do planeta para a outra.

Enquanto, para nós, as vidas são sete, nos países de língua inglesa as vidas dos gatos são nove. Isso porque cada número tem um significado especial para determinadas culturas e religiões. Sendo o sete e o nove, em culturas diferentes, números de grande potência mágica, além de representar a vida e a abundância.

Gatos têm sete vidas

Para completar os registros que permitem supor que a origem do provérbio surgiu lá atrás da Idade Média há também uma coletânea de 1546, do também inglês John Heywood. Ele reuniu os diversos provérbios da época e um deles dizia o seguinte: “a mulher, assim como o gato, tem nove vidas”.

Como se pode perceber, na língua inglesa, o número de vidas era sempre nove. Já para os árabes e turcos, o sete era o número de vidas que sempre estava presente nos provérbios.

O que chegou na américa latina foi a superstição derivada dos provérbios árabes, e, portanto, adotamos aqui também o sete como o número de vidas dos gatos. Além disso, ele é considerado, para alguns, também um número que dá sorte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados