Colégio Web

Entenda o sistema muscular humano

Publicidade

O corpo humano possui diversos músculos. Eles são responsáveis por, junto dos ossos, articulações e tendões, nos possibilitar a feitura de diversos movimentos, além de: dar formas ao nosso corpo, fornecimento de calor, pressão sanguínea e locomoção.

Possuímos cerca de 600 músculos, suas fibras estão ligadas ao sistema nervoso, as quais recebem informações e repassam. Tais informações podem ser uma dor, um latejar ou qualquer outra sensação e movimentos que envolvam os músculos.

Músculo estriado esquelético

Este tipo de músculo move-se apenas com nosso consentimento, são conectados diretamente aos tendões e ficam junto dos ossos, eles são responsáveis pelo controle dos braços, mãos, pés e pernas e são controlados pelo sistema nervoso central.

sistema muscular humano

Músculo Liso ou não-estriado

São controlados pelo sistema nervoso vegetativo, suas contrações são lentas e involuntárias e correspondem aos controles de órgãos internos, por exemplo: estômago, intestino, fígado, sistema excretor dentre outros. Vale lembrar que este não controla os músculos cardíacos, apesar deste ser um órgão interno, ele tem um músculo próprio.

Músculo estriado cardíaco

Este encontra-se no coração, mais precisamente no famoso miocárdio, caracterizado pelos movimentos involuntários e pujantes, ele é controlado pelo sistema nervoso vegetativo.

Fornecimento de calor

A homeotermia é uma característica encontrada em mamíferos e aves, sua função é manter o corpo destas categorias de animais em uma temperatura constante. Vale lembrar que ela não está apenas ligada aos músculos, enzimas e outras peças que possuímos internamente também fazem esta função. Mas como nosso foco são os músculos, vamos lá!

A temperatura de nosso corpo se mantém de acordo com o clima ambiente e o nosso, quando está frio, nossos músculos se contraem com o objetivo de gerar energia, que se transformará em calor e dificultando a saída de nosso aquecimento.

Quando estamos em um lugar quente, o contrário ocorre, eles se expandem facilitando a liberação de calor e trabalham pouco para evitar a criação de energia.

sistemamuscular humano

Pressão sanguínea ou pressão arterial

Ela nada mais é do que a pressão do sangue, causado pelas pulsões do coração (músculo estriado cardíaco), faz nas paredes arteriais.

O coração é o responsável pelo bombeamento do sangue para o resto do corpo, por tanto o responsável pela pressão sanguínea, conforme maior força o coração precisa fazer para que o sangue passe pelas paredes arteriais nossa pressão fica mais alta, quanto menos força mais baixa ele está.

Você já deve ter percebido que estou referindo-me à pressão alta e baixa. Agora sabemos como qual a relação do músculo com a PA (pressão arterial) e como ela fica alta ou baixa.

Movimento de nossos órgãos

Se você chegou aqui sem pular nenhuma parte do artigo, acredito que já tenha uma ideia de como os movimentos acontecem, eles ocorrem de acordo com seus movimentos, alguns de acordo manifestam-se de forma voluntária a partir de nosso querer no caso dos braços, mãos e pernas, outros de forma involuntária que é o caso do músculo do coração.

O músculo tem diversas funções, desde modelar nosso corpo até a regulagem de nossa temperatura, portanto é importante que tomemos cuidado com eles, claro que não apenas deles, mas do corpo como um todo, e fazendo exercícios e mantendo uma vida física saudável conseguimos cuidar do todo.

Para isso, basta procurar a atividade que mais lhe agrada, separar algum tempo para praticá-la e ser feliz.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados