Colégio Web

Detalhes do Reino Plantae

Todas as plantas de solo e de água estão incluídas no Reino Plantae: arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, entre outros. Confira!

Publicidade

O Reino Plantae, ou simplesmente Reino Vegetal, apresenta organismos:

  • eucariontes – apresentam uma célula com o núcleo separado do citoplasma, por meio de uma membrana;
  • pluriceulares – formados por um conjunto de células;
  • autotróficos – produzem o próprio alimento, por meio da fotossíntese.

Todas as plantas de solo e de água estão incluídas no Reino Plantae: arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, frutos, algas entre outros.

Entretanto, neste reino também há exceções, como as Plantas Parasitas, que precisam da seiva de outras plantas para se alimentar.

O Reino Plantae, como um todo, é a base da cadeia alimentar. Possivelmente, é um dos grupos mais importantes, pois sem plantas teríamos uma restrição drástica na produção de oxigênio no planeta, e todos contariam apenas com as algas.

Plantas em geral – com a evidente exceção das carnívoras – retiram seus nutrientes das seguintes fontes:

  • solo – água e sais minerais;
  • ar – gás carbônico;
  • sol – energia para a realização da fotossíntese, afinal se trata de organismo autotrófico.

Reprodução das Plantas

Reino Plantae

A reprodução das plantas ocorre de várias formas, podendo ser sexuadas ou assexuadas, conforme o gênero.

Na reprodução assexuada, temos uma célula, que se divide, para a formação de células idênticas, sem qualquer recombinação de código genético. Esse tipo de reprodução pode ocorrer via fragmentação, brotamento, com formação de estolhos ou esporulação.

Para reprodução do tipo sexuada há junção de um par de células, unindo também seus gametas, para que cada parte dê metade de seu material genético, a fim de compor a nova célula. Além disso, plantas contam com uma grande ajuda de alguns veículos naturais, como insetos, vento, pássaros, que pousam ou carregam o pólen e, assim, há fecundação.

Partes estruturais das plantas

As partes componentes da estrutura de uma planta são:

  • Raiz – é a parte de qualquer planta que a fixa no solo – ou a mantém flutuando na água. Tem como função primordial a absorção dos mais diversos nutrientes, como, sobretudo, a água e os sais minerais, além de levá-los até a região do caule, em posição superior. É a parte vital de qualquer planta, pois é a responsável pela alimentação. Há três tipos de raízes: subterrâneas, aéreas e aquáticas;
  • Caule – é responsável por garantir a sustentação da planta, levando os nutrientes da raiz às folhas, sua forma e tipo são variáveis, conforme o tipo de planta;
  • Folhas – é uma parte fundamental das plantas, afinal, é nessa área que a fotossíntese se dá. Apresentam muitas formas diferenciadas, com nomes específicos – lanceoladas, lineares, oblíquas, entre outras. Além disso, podem estar distribuídas pelo caule de várias formas – composta, verticulada, ou alternada;
  • Flores – é um elemento que funciona como importante sinalizador de reprodução das plantas. No momento em que desabrocha, é como uma espécie de recado, garantindo que a planta já está totalmente pronta para que possa se reproduzir. Como nem toda planta é composta por flores, a reprodução se dá de outro modo;

Frutos – é uma espécie de ovário que já foi fecundado. Prova disso, é o fato de que os frutos das plantas é que contém as sementes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados