Colégio Web

Cisticercose

Existem dois tipos de vermes um é a Taenia solium o outro é Taenia saginata, que causam somente um tipo de doença: A Cisticercose.

Publicidade

Existem dois tipos de verme, um é a Taenia solium o outro é Taenia saginata, que causam somente um tipo de doença: a cisticercose. Que quando atinge o ser humano, ela fica alojada no intestino delgado do homem. Essa doença é causada pela presença de larvas nos tecidos dos suínos, bovinos e do homem. 

A Taenia solium e a Taenia saginata, na forma larvária causam a teníase, já em forma de ovo, a saginata causa cisticercose no bovino e a solium causa cisticercose no suíno e no homem. 

O suíno e o bovino são hospedeiros intermediários desses dois vermes, já o homem é seu hospedeiro definitivo. 

Os animais são contaminados ao ingerirem fezes humanas que estejam contaminadas com ovos da Taenia solium e da Taenia saginata. Já o homem adquire a cisticercose, ao ingerir água e alimentos contaminados com ovos da Taenia solium. 

Para sabermos os sintomas é necessário que seja feito no paciente exames com raio-x ressonância magnética e tomografia. 

Para prevenir a cisticercose é preciso lavar bem as mãos antes de comer, lavar bem os alimentos e cozinhar bem as carnes, e além de tudo isso filtrar a água.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados