Colégio Web

Tudo sobre os cinco sentidos do ser humano

Publicidade

Os nossos cinco sentidos são fundamentais para a nossa sobrevivência. É por meio dos sentidos que podemos perceber o mundo ao nosso redor.

Quais são os cinco sentidos?

Os cinco sentidos do ser humano são: a visão, o paladar, o olfato, a audição e o tato.

Quais são os órgãos dos sentidos?

Os órgãos responsáveis pelos sentidos são: os olhos, a língua, o nariz, o ouvido e a pele. É por meio dos sentidos que  realizamos tantas coisas maravilhosas como correr, falar, andar, ouvir música, enxergar as coisas e as pessoas, assistir TV, brincar, ir para a escola, nos alimentamos e, é claro, podemos dar aquele abraço tão gostoso! Enfim, podemos fazer tudo com os nossos cinco sentidos.

Vamos entender como os sentidos funcionam?

A visão, um dos nossos sentidos, é a forma que enxergamos as coisas, os objetos, as pessoas.  Através da visão distinguimos as formas, as cores e os tamanhos. O órgão responsável pela visão são os olhos. Não enxergamos nada no escuro, não é mesmo? Para que possamos enxergar é necessária a presença da luz.

Audição é um dos nossos sentidos que permite ouvirmos os diferentes sons. Você já ouviu falar das ondas sonoras? As ondas sonoras são os movimentos realizados no ar; o encontro dessas ondas forma o som. O órgão responsável por fazer essas ondas vibrarem é o ouvido (orelha). Dentro da nossa orelha temos três pequenos ossinhos que ajudam na vibração dos sons e permitem levar essa informação para nosso cérebro. O cérebro interpreta cada som que ouvimos e é por isso que sabemos o que é cada som. Por exemplo: o som de um carro, da sirene da ambulância, de um apito e tantos outros.

É pelo nosso paladar que sentimos o sabor dos alimentos e sabemos diferenciá-los. Conseguimos identificar os sabores 5 sentidospor meio das papilas gustativas. Estas estão na nossa língua, no céu da boca e no intestino. Assim, mandamos uma mensagem ao nosso cérebro que identifica os sabores. Temos vários sabores: amargo, azedo, doce e salgado. O órgão do paladar é a língua e também podemos dizer que outro órgão do paladar é o nariz. Você já percebeu que quando não gostamos de algum cheiro não comemos o alimento? Quando estamos resfriados não conseguimos sentir o cheiro e o sabor dos alimentos!

Tato é o nosso sentido da sensação e da percepção que temos das coisas. O tato nos permite perceber as sensações de calor e frio, gelado e quente, áspero e liso, duro ou mole, ou seja, percebemos as formas, as texturas, as temperaturas e o peso das coisas. O órgão deste sentido é a pele.

O nariz é o nosso sentido de conhecermos o mundo pelos cheiros ou aromas. Ele ajuda a identificarmos se o cheiro é bom ou ruim. Como, por exemplo, no caso de um alimento estragado, ou um perfume de que gostamos muito.

Deficientes visuais

No caso dos deficientes visuais, por não enxergarem, eles desenvolvem muito mais o sentido do tato. Pelo tato os deficientes visuais conseguem ler pelo método braile – a comunicação em Libras. A comunicação em libras é a forma de expressão dos deficientes visuais e auditivos, ou seja, as mensagens são transmitidas por meio de sinais.

Alguma doenças podem causar o mal funcionamento dos nossos órgãos. Por exemplo: otite (inflamação nos ouvidos), doenças que comprometem a visão: miopia, hipermetropia, astigmatismo; e doenças ocasionadas pela nossa respiração como alergias.

Agora que sabemos como os nossos órgãos são importantes devemos cuidar muito bem de todos eles!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados