Ciclos Biogequímicos

A-A+

Ciclo do Oxigênio

ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é complexo, uma vez que esse elemento é utilizado e liberado pelos seres vivos em diferentes formas de combinação química. O principal reservatório de oxigênio para os seres vivos é a atmosfera, onde esse elemento se encontra na forma de gás oxigênio (O2) e de gás carbônico (CO2).

O O2 é utilizado na respiração aeróbica das plantas e animais. Nesse processo, átomos de oxigênio combinam-se com átomos de hidrogênio, formando moléculas de água. A água formada na respiração, chamada água metabólica é, em parte, eliminada para o ambiente através da transpiração, da excreção e das fezes, em parte utilizada em processos metabólicos. Dessa forma, seus átomos de oxigênio acabam incorporados à matéria orgânica e podem voltar à atmosfera pela respiração e pela decomposição do organismo, que produzem água e gás carbônico.

O CO2 atmosférico é utilizado no processo de fotossíntese. Os carbonos e os oxigenados presentes no gás carbônico passam a fazer parte da matéria orgânica do vegetal, e tanto a respiração como a decomposição dessa matéria orgânica restituirão o oxigênio à atmosfera, na forma de água e gás carbônico. A água utilizada pelas plantas na fotossíntese é quebrada, e seus átomos de oxigênio são liberados para a atmosfera na forma de O2.

As três principais fontes não-vivas de átomos de oxigênio para os seres vivos são, portanto, gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e água (H2O). Esses três tipos de molécula estão constantemente trocando átomos de oxigênio entre si, durante os processos metabólicos da biosfera - A biosfera compreende as porções de terra, mar e águas continentais habitadas pelos seres vivos. Não coincide com a atmosfera, a litosfera ou a hidrosfera isoladamente, pois abrange as três.



Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo  ou  Acrescentar informação.

Fórum de Discussão

Conteúdo Relacionado

Tags

ciclo do oxigênio insetos tecido sanguineo tipagem sangüínea anelídeos animais artrópodes celenterados citologia drogas equinodermos. evolução das espécies invertebrados moluscos nematelmintos platelmintos poríferos sangue


© Copyright 2001-2008 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. Exceto para o meio acadêmico no formato impresso.

Grupo iPED - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução em qualquer meio digital deste conteúdo. Este material encontra-se no site www.colegioweb.com.br e pode ser utilizado em qualquer meio impresso acadêmico, desde que mantida esta referencia.