Colégio Web

Carpa

A carpa (Cyprinus carpio) é um peixe teleósteo, cipriniforme, ciprinídeo (ciprinóide), de coloração cinza tirante ao prateado.

Publicidade

A carpa (Cyprinus carpio) é um peixe teleósteo, cipriniforme, ciprinídeo (ciprinóide), de coloração cinza tirante ao prateado. 

Boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos; alimenta-se de vegetais e outras substâncias. É ovíparo. Pode chegar até 100 centímetros de comprimento. Possui carne de qualidade regular. 

Essa espécie de peixe de água doce, originária da China, é muito usada em piscicultura no Velho Mundo, tendo sido introduzida na América do Sul. Também é muito popular em aquariofilia, vivendo bem em tanques externos e em grupos. 

COMPRIMENTO: até 1 metro ou menos 

PESO: até 55 quilos 

OVOS: Põe até 1 milhão de ovos em uma estação 

PERÍODO DE INCUBAçÃO: 4 a 6 dias. 

PERÍODO DE VIDA: 70 anos. 

Esse grande peixe é encontrado na maioria dos lagos e rios das planícies baixas das zonas tropical e temperada. Carpas selvagens dos pântanos podem ter diferentes cores: o amarelo-açafrão, o leve bronzeado do junco, verde-metálico ou azul-brilhante. As carpas cultivadas possuem ventre e dorso desenvolvidos (carpa-espelho) ou não tem escamas (carpa-de-couro).

São onívoros (comem de tudo): comem sementes e pequenos peixes, na água; larvas e insetos, ao longo das margens. Quando a temperatura desce abaixo de 10º C, a carpa se recolhe a um recanto abrigado e ali permanece jejuando até a primavera.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados