Colégio Web

Características gerais dos seres vivos

seres vivosOs seres vivos, em sua definição, vão possuir características comuns. É justamente esse o fator que os diferencia dos seres inanimados.

Publicidade

A organização celular é uma dessas características. Todos os seres com vida a possuirão, com exceção dos vírus. A célula vem a ser uma pequena parte, com forma definida, que vai compor o ser vivo. Ela pode ser auto-duplicada, vai passar pelo processo de divisão sem qualquer auxílio extra. A unidade estrutural e funcional do organismo vivo é a célula. É como se fossem os tijolos de uma construção.

A célula, de modo geral, é tão pequena que só pode ser vista por meio de um microscópio. Dentro da unidade celular serão observados inúmeros processos que garantem a manutenção da vida. No corpo humano, quase 100 trilhões de células serão observadas, com tamanho médio de 10 µm (1 µm = 0,000001m). As massas típicas das células serão compostas por 1 nanograma (1ng = 0,000000001g). Os especialistas explicam que a maior célula a ser observada entre os seres vivos é a gema do ovo de avestruz que terá tamanho médio de 15 centímetros de comprimento, com 12 de largura e peso de 1.4 kg. Como a própria ave, o ovo de avestruz é o maior observado entre as espécies vivas.

Composição química das células

Confira abaixo como está representada a composição química das células.

Substâncias inorgânicas: representadas pela água e sais minerais.

Substâncias orgânicas: tem o carbono como elemento primeiro. Mas, adicionadas de carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.

As composições químicas aproximadas das células são de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

Quantidade de células

Diferente dos seres inanimados, todos os seres vivos serão formados por células. O que vai mudar é a quantidade em cada um desses seres. Alguns serão unicelulares. A palavra unicelular provém do latim “uni” que quer dizer “um, único”. Quer um exemplo de seres unicelulares? As cianobactérias, as bactérias, os protozoários, as leveduras e algas unicelulares.

Já um ser vivo pluricelular vai ser formado por várias células. Do latim, pluri, que vai significar “mais, maior”.

Classificação das células

18382As células podem ser classificadas em duas categorias, a partir da organização do núcleo celular.

Células procariontes: não apresentarão membrana para envolver o núcleo. Nesse caso, os conteúdos nucleares permanecerão misturados com os outros componentes da célula. Cianófitas, microbactérias e bactérias são consideradas células procariontes.

Células eucariontes: os núcleos celulares das células eucariontes guardam materiais genéticos. Ao redor do núcleo há uma membrana que o separa do material citoplasmático. É justamente no citoplasma das células que vão ser observadas as presenças de diversas estruturas membranosas.

As células influenciam de maneira absurda a saúde humana. Mais comumente, observamos sua importância quando se discute os aspectos relacionados aos diferentes tipos de câncer. Nesse sentido, toda uma gama de pesquisadores está empenhada atualmente em desvendar cada vez mais os mistérios que rondam esse pequeno objeto de tamanha importância.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados