Colégio Web

Características dos protozoários

portal20130405_b O protozoário. O que vem a ser esse elemento com nome tão estranho? Eles formam um grupo de seres vivos com traços bem curiosos. Vão apresentar uma única célula e não conseguem produzir sua própria dieta alimentar. Justamente por isso gostam de comer outros seres. São chamados de seres heterotróficos.

Publicidade

Todo protozoário é bem pequenino e vive em locais com água salgada, doce ou mesmo um espaço com terra, mas que seja úmido. Outros protozoários vão morar dentro de um outro ser vivo. Nesse momento, pode inclusive ser promovedor de doenças, pois estão agindo como parasitas. Há ainda alguns tipos de protozoários que preferem viver em processo associativo. São mutualistas e dependem de outros seres: é o caso dos cupins. Nesse espaço, o protozoário acaba sendo útil para a digestão da celulose.

No caso da alimentação, a situação é bastante delicada. Toda a fome desse tipo de organismo está centrada em materiais orgânicos, a exemplo de bactérias ou mesmo outros tipos de protozoários.

Para se reproduzirem, os protozoários lançam “mão” do formato assexuado ou sexuado. No primeiro caso, apenas um organismo estará envolvido: ou seja, ele mesmo se divide ao meio e acaba gerando outro ser. A reprodução sexuada dos protozoários pode ser observada com a união de dois diferentes seres que comporão um zigoto. Esse zigoto se dividirá e formará novos protozoários.

A aparência do protozoário pode ser de diferentes modalidades. A estrutura locomotora também é indeterminada. Isso é um ponto de diferenciação entre tais seres.

Tipos de protozoários

pCiliados: vão se locomover por meio de cílios. É o caso do Paramecium sp.

Flagelados: como o próprio nome indica, a locomoção se dará a partir de flagelos. É muito comum citar como exemplo o caso do Trypanosoma cruzy.

Ameboides: a locomoção ocorre por meio de pseudópodes. É um tipo de prolongamento do citoplasma. A Entamoeba histolytica é uma representante de tal grupo.

Esporozoários: não possuem uma estrutura específica para promover a locomoção. Exemplo mais comum: Plasmodium sp.

Os especialistas gostam sempre de frisar que os protozoários vão possuir diferentes tipos de classificação. A divisão, portanto, a ser adotada é no aspecto didático de citar exemplos. Que outras curiosidades sobre tais seres você possui? Quer descobrir um pouco mais sobre como funciona a vida dos seres vivos? Acompanhe as seções do Colégio Web e não fique de fora da construção do conhecimento.

Caso tenha alguma sugestão ou comentário específico, você pode acionar nossos canais de Fale Conosco. O importante é que você possa colaborar com o site para o esclarecimento das suas dúvidas, que também podem ser as dúvidas de tantas outras pessoas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados