Colégio Web

Animais Vertebrados e Invertebrados – Conheça-os!

Publicidade

Os animais fazem parte da nossa natureza e do nosso habitat. Eles são agrupados de acordo suas características. Podemos diferenciá-los de acordo com a forma como nascem e se reproduzem; as semelhanças entre as partes do corpo; a forma de como se locomovem e os alimentos que comem.

Você sabia que existe uma imensa quantidade de espécies de animais no Brasil? São mais de 350 espécies de mamíferos, cerca de mil aves, 300 de répteis, 10 milhões de insetos, 60 mil plantas e três mil peixes?

A variedade de animais que existe é muito grande e temos que preservar a todas as espécies, pois cada uma delas faz a sua função no meio ambiente.

Podemos dividir os animais em duas classes distintas: os vertebrados e os invertebrados.

Os animais vertebrados

Os animais vertebrados são os animais que possuem a coluna vertebral. O esqueleto desses animais é interno, assim como o do ser humano.

Eles são classificados da seguinte forma: peixes, aves, répteis, anfíbios e mamíferos.

Os peixes são animais que vivem na água, botam ovos para a reprodução da espécie e possuem o corpo recoberto por escamas. Os peixes possuem nadadeiras para se locomoverem e são bem diferentes. Algumas nadadeiras são bem coladas ao corpo como é o caso da arraia, outras bem separadas como as dos peixes. Eles são perfeitos nadadores!

As aves são animais vertebrados que possuem o corpo coberto por penas. São animais que vivem na terra, na água e no ar. Elas possuem asas, mas nem todas voam, como é o caso do pinguim, da ema e da avestruz. O pinguim não voa, mas anda e corre. A ema e o avestruz são as maiores aves do mundo e campeãs em corrida. Outras aves voam como o canário, o beija-flor, o bem-te-vi, o tuiuiú e o gavião.

Os répteis são animais acostumados a viver na terra para aquecer o corpo e na água. O corpo dos répteis é coberto por placas resistentes ou por escamas. Exemplo: a tartaruga, o jacaré e as cobras.

Os anfíbios são animais que vivem na terra quando adultos e na água enquanto girino. Girino é como chamamos a larva dos anfíbios. Ele vive na água e quando está na fase adulta vive na terra também. Os anfíbios precisam da água para conservar a pele úmida como é o caso dos sapos e das rãs.

Os mamíferos são animais que nascem de suas mães e mamam quando filhotes. Seu corpo é coberto por pelos. Os animais mamíferos podem andar, saltar, correr e nadar. Exemplo de animais mamíferos: os felinos em geral, a foca, a baleia, o golfinho, o cachorro, o porco, o cavalo entre outros.

Animais

Animais invertebrados

Os animais invertebrados não possuem a coluna vertebral. Assim como a formiga que pertence ao maior grupo de invertebrados. Alguns animais invertebrados possuem para a proteção do corpo e sustentação uma carapaça. Ela é o esqueleto externo, como no caso do besouro e do caranguejo.

Outros animais invertebrados como o polvo não possuem essa carapaça para a proteção, mas soltam uma espécie de tinta que os protegem dos inimigos. Outros possuem uma concha para a proteção como o caracol.

O mundo animal é encantador e surpreendente. Venha conhecer!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados