Colégio Web

Animais mais esquisitos do mundo

Há muitos animais famosos por sua beleza, por sua força ou por sua raridade; há animais que são famosos também por outros atributos, como a sua esquisitice.

Publicidade

Há muitos animais famosos por sua beleza, por sua força ou por sua raridade; pois há animais que são famosos também por outros atributos, menos glamourosos, como a sua esquisitice.

Nesse campo, temos aqui três exemplos de animais esquisitos que reúnem características de espécies diferentes e que apresentam uma conformação física estranha. São eles o ornitorrinco, a equidna e o macaco-narigudo. Falaremos brevemente sobre cada um deles para que você conheça melhor esses esquisitões do mundo animal.

3 Animais mais esquisitos do mundo

Equidna

Ornitorrinco

Um mamífero semiaquático típico de regiões da Austrália e da Tasmânia que possui ao menos 4 características incomuns, sendo 2 delas de aspecto físico.

Fisicamente falando, apresenta um visual que mais parece o resultado do cruzamento de um pato com um castor. Isso se deve ao seu bico, semelhante ao dos patos e pelo seu rabo, que se assemelha ao dos castores. Além de seu físico, no quesito reprodutivo, apresenta um aspecto que o diferencia de quase todos os outros mamíferos (exceção feita à equidna): as fêmeas botam ovos, exatamente como as aves e alguns répteis. Os filhotes mamam, porém as fêmeas não possuem mamas, sendo que o leite é lambido por eles diretamente de poros localizados no abdômen de sua mãe. Os machos apresentam um esporão venenoso nas patas, utilizado especialmente para defesa em lutas territoriais contra outros machos ou contra predadores.

Equidna

É um parente dos ornitorrincos que compartilha com este somente a característica de botar ovos e o fato de serem ambos, mamíferos. Possui um corpo que mais se assemelha ao de um gambá, com espinhos no dorso todo e com um focinho mais parecido com o dos tamanduás. É natural de regiões da Indonésia e da Papua Nova Guiné. Há 3 subespécies conhecidas, além de outras 2 que já se encontram extintas. Hoje, essas 3 subespécies se encontram em risco de extinção. É um animal de hábitos noturnos que se alimenta preferencialmente de minhocas e insetos que caça no chão da floresta.

Macaco-narigudo

Um macaco de grande porte encontrado apenas na ilha de Bornéu (uma grande ilha asiática) possui como principal característica o grande nariz que lhe confere o nome. Esse grande nariz é uma característica exclusivamente observada nos machos, e seu tamanho aumenta de acordo com a idade. É também bastante flexível. A finalidade do grande nariz tem relação com a época de acasalamento da espécie, já que é através dele que os machos emitem o som com que chamam as fêmeas para copular. Corre sério risco de extinção, principalmente devido à perda de seu habitat natural, os manguezais da ilha. Na Indonésia, há diversas crenças que relacionam os macacos-narigudos à espiritualidade, sendo a mais famosa a que diz que seriam eles os guias espirituais que guiariam a humanidade. Segundo essa crença, o macaco-narigudo seria um exemplo de amor e caráter e guia espiritual rumo ao caminho de luz.

Bom, esses são os três animais esquisitos de que falei. É evidente que há outros animais tão, ou até mais esquisitos que esses, mas convenhamos que competir com um macaco de grande porte com um nariz imenso e dois mamíferos estranhos que botam ovos não é para qualquer um!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados