Colégio Web

Alergias alimentares

A alergia alimentar é a reação de hipersensibilidade do sistema imunológico em relação a alguns alimentos.

Publicidade

A alergia alimentar é a reação de hipersensibilidade do sistema imunológico em relação a alguns alimentos, pois o esse sistema reage como se esse alimento fosse algo perigoso para o corpo, por isso produzem “anticorpos” que estimulam outras células denominadas “mastócitos”, que produzem uma substancia chamada histamina, que promove os sintomas de alergia.

Há vários fatores que levam uma pessoa a ter uma alergia alimentar: idade, genética, doenças infecciosas.

Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente atacam a pele, o sistema respiratório e digestivo. As alergias são reveladas através de coceiras, inchaço, espirro, coriza, aftas, coceira na garganta, azia, dores na região abdominal, etc.

Para tratar estas alergias, primeiramente é preciso identificar qual o alimento que está provocando as reações alérgicas, e eliminá-los da alimentação durante uns 10 dias. Se não houver mais crises alérgicas é por que realmente este alimento é o causador de alergias. Mas isso não quer dizer que a pessoa nunca mais poderá voltar a ingerir este alimento, ela deverá se submeter a um ipedloucura3que irá cercar a ação da histamina, amenizando o efeito do alimento.

Os alimentos que mais apresentam problemas alérgicos são: amendoim, nozes, ovo, uva, peixe, leite, cacau, molusco, maçã, banana, soja, frango.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados