Começando com a letra C

A-A+

Caius Pescennius Niger Justus



Pretenso imperador romano (193-194) nascido em Aquino, na região central italiana e descendente da pequena nobreza agrária. Ganhou renome militar, no início do reinado de Cômodo, na campanha contra os dácios, antigo povo da família dos trácios, estabelecidos entre o rio Danúbio e os Cárpatos. Depois de um consulado (191), tornou-se governador da Síria, no fim do reinado de Cômodo. Rival de Dídio Juliano e pretendente ao trono imperial, foi proclamado imperador por suas tropas após a morte de Pertinax (193). 

Sua base de poder ficava nas províncias do Oriente, que tinham Bizâncio como centro. Essa proclamação não foi aceita pelo Senado, que o declarou inimigo público e endossou a marchou contra ele (193), comandada pelo imperador reconhecido Sétimo Severo. Durante a estada de Severo, no Oriente, o governo ocidental ficou a cargo do co-imperador Décimo Clódio Albino, que posteriormente entraria em conflito, também com Severo. 

O usurpador oriental foi derrotado pelas tropas severianas, depois de uma campanha de três grandes batalhas: Cízimo, Nicéia e Isso, fugiu para Antióquia (194), mas foi capturado por Publius Cornelius Anullinus, general de Severo. Preso, teve sua cabeça foi cortada e enviada para Severo, em Bizâncio. Depois de voltar para Roma, Anullinus seria ainda prefeito urbano (196) e cônsul ordinário (199).

Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo  ou  Acrescentar informação.

Conteúdo Relacionado

Tags

albert cada clarice david einstein heloísa helena lima de moraes carvalho infantis karl marx lispctor lispector literatura obras grafia infanti marcantes nome própr íntima


© Copyright 2001-2008 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. Exceto para o meio acadêmico no formato impresso.

Grupo iPED - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução em qualquer meio digital deste conteúdo. Este material encontra-se no site www.colegioweb.com.br e pode ser utilizado em qualquer meio impresso acadêmico, desde que mantida esta referencia.