(150 – 70 a. C)
Filósofo grego nascido na cidade de Sidon, na costa do Mediterrâneo, uma das mais antigas cidades fenícias, fundada no terceiro milênio antes de Cristo, hoje Saida, Líbano, defensor da escola de Epicuro, chefe da escola epicúrea ( ~ 100 a..C.) e mestre ateniense de Cicero e de Filodemo, um de cujos escritos é a única fonte de conhecimento sobre sua doutrina. Sabe-se que estudou com Apolodoro e deu aulas a Cícero (79 a. C). Escreveu sobre os mais variados tópicos como lógica, teoria atômica, biologia, ética, literatura, oratória, poesia, teoria do conhecimento e matemática, nesta especialmente sobre geometria plana, além de criticas a axiomas e provas de Euclides em Os elementos. Morreu em Atenas e para alguns historiadores foi o primeiro a considerar a possibilidade da geometria não-euclidana. Afortunadamente hoje se têm muitas informações sobre esse filósofo através dos escritos de um seu discípulo: Filodemo de Gadara. Filodemo estudou com ele em Atenas e retornou a Roma (75 a. C) para trabalhar para o aristocrata Lúcio Calpúrnio Piso, e foi morar em Herculano, próximo a Nápoles, para administrar a biblioteca do patrão. A grande erupção do Vesúvio, quase cem anos depois, que soterrou Herculano, Pompéia e Estábia, conservou intactos os papiros da biblioteca sob uma camada protetora de material com cerca de 16 metros de profundidade, até o início do século XVIII.