Colégio Web

Zahiruddin Muhammad ou Kahir al-Din Mohamed

1Zahiruddin Muhammad também conhecido como Kahir al-Din Mohamed foi guerreiro, aventureiro, amante, poeta e imperador. Nasceu no principado de Fergana, área que atualmente pertence ao Usbequistão. Foi quem fundou o mongol da Índia.

Publicidade

A descendência materna é de Gengis Khan. Já a paterna, de Taimur ou Tamerlão. Foi do pai que herdou Umar Shaykh Mirza, com a possibilidade de governar Fergana no ano de 1494.

Nos anos posteriores, se empenhou em conquistar um antigo sonho de dominar Samarkand, capital do império de Taimur em tempos remotos. Acabou sendo derrotado pelos usbeques de Transoxania. Os soldados foram expulsos de Samarkand e Fergana em 1501.
Zahiruddin Muhammad buscou refúgio em Kabul, após conquistar a área juntamente com a região de Qandhar e Badakhshan. Passados 22 anos, voltou a se interessar pela Índia.

Após varias expedições à Índia, conseguiu derrotar o famoso exército de Ibrahim Lodi, poderoso sultão de Delhi, na cidade de Panipat, no ano de 1526. Também venceu as batalhas contra Rana Sanga de Mewar em 1527. Dessa forma, Zahiruddin Muhammad acabou sendo imperador mongol em todo o norte da Índia.

Definiu a cidade de Agra como a capital do novo império e permaneceu nessas terras até quando morreu. Sua autobiografia foi escrita em turco, Tuzk-I-Babri, com traduções posteriores de Abdur Rahim Khan Khanan para o persa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados