Colégio Web

Quem foi Wernher von Braun?

Publicidade

Atualmente, a humanidade tem feito missões espaciais com frequência, e até já cogita colonizar Marte e outros planetas, além de também montar bases lunares, entre outras coisas.

Todas estas coisas mais parecem ideias saídas de filmes ou de livros de ficção científica, mas a verdade é que todas elas, ou já são realidades, ou estão caminhando para se tornar.

E tudo isto graças à mente de um único homem, que ajudou a criar o primeiro foguete capaz de realizar viagens espaciais, o Saturno V, seu nome: Wernher von Braun. Vamos conhecê-lo um pouco mais!

Um engenheiro nazista

Wernher von Braun

Apesar de ter se tornado um dos homens mais proeminentes da chamada corrida espacial estadunidense na segunda metade do século XX, que culminou, entre outras coisas, com a chegada do homem à Lua, Wernher von Braun era alemão de nascimento.

Na verdade, ele foi um engenheiro nazista, que era famoso por ser uma das figuras principais dos maiores projetos de desenvolvimento de foguetes da Alemanha Nazista.

Visionário que enxergava as viagens espaciais como algo natural dentro da escalada evolucionária da humanidade, von Braun, depois do final da Segunda Guerra Mundial, com a derrota de Hitler e do terceiro Reich, acabou sendo levado para trabalhar nos Estados Unidos (depois de sua rendição).

Operação Paperclip

Originalmente, esta operação era chamada de Overcast, mas acabou entrando para a História como sendo a Operação Paperclip, que nada mais foi do que o recrutamento de cientistas da Alemanha Nazista para trabalhar nos Estados Unidos depois do final da Segunda Guerra Mundial.

Dentre os principais nomes estava Wernher von Braun, que fora recrutado por conta de seus extensos conhecimentos sobre o desenvolvimento de foguetes capazes de realizar longas viagens.

Quem foi Wernher von Braun

Foi depois de chegar aos Estados Unidos (inicialmente de modo totalmente secreto), acompanhado de sua família e de outros membros de sua equipe de desenvolvedores, que von Braun acabou por desenvolver aquele que seria o primeiro foguete de grande porte movido a combustível líquido produzido em série.

O nome deste primeiro foguete era Aggregat 4, e ele acabou sendo o embrião para a criação do já citado Saturno V, que foi criado pela equipe liderada por von Braun.

O Saturno V foi o foguete responsável por levar os primeiros astronautas dos Estados Unidos para a Lua, no mês de julho do ano de 1969, num verdadeiro marco para a História de toda a humanidade, e que abriria as portas para todas as ideias de colonização de outros planetas existentes nos dias de hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados