Colégio Web

Thaddeus Fairbanks

Publicidade

Inventor americano nascido em Brimfield, Massachusetts, fabricante de acessórios para o transporte ferroviário. Filho de Joseph Fairbanks e Phebe Paddock, mudou-se com a família quando seu pai comprou terras (1815) em Saint Johnsbury, Caledonia, Vermont, no Sleeper River, com direitos ao uso de uma queda d’água. 

Então construiu um represa e instalou uma moenda e uma serraria. Ali o inventor principiou uma pequena fundição (1823) e, no ano seguinte, junto com seu irmão Erastus, começou a fabricação de vagões de carga, arados e fogões, projetados por eles.

Como nos EEUU só eram usadas balanças romanas, pesagens importantes e volumosas eram uma lenta e trabalhosa operação. Para solucionar o problema projetou uma balança que poderia pesar com precisão um vagão de carga carregado dentro dela (1831), conseguindo sua primeira patente para esta balança de plataforma, para pesagem de objetos pesados. Entretanto os irmãos inventaram outros diferentes tipos de balanças, incluindo delicados instrumentos para químicos e joalheiros, como também enormes balanças de plataformas para uso em estradas de ferros e canal de comportas.

Obteve sua última patente no ano de sua morte, em Saint Johnsbury, quando ele estava com 90 anos. Não confundir com o homônimo e parente Rev.Thaddeus Fairbanks (1773-1815), nascido em Sherborn, Middlesex, Massachusetts, filho de Ebenezer Fairbanks e Elizabeth Dearth, graduado (1796) na Yale University, e que morreu em Monson, Hampden, Massachusetts.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados