Colégio Web

Temístocles

1Temístocles foi um político grego que nasceu em Atenas. As informações dão conta de que ele teria nascido no ano de 525 antes de Cristo. Era filho de Neocles que se juntou a uma estrangeira.

Publicidade

Por volta dos anos de 493 e 492 antes de Cristo, acabou se tornando uma importante liderança do partido democrático. Era de declarada oposição ao ideal aristocrata defendido por Aristides. Esse último, quando perde prestígio e acaba sendo relegado ao ostracismo, também permitiu a chegada de Temístocles ao poder. Nesse posto, adotou como primeira medida que Atenas compreendesse seu papel de cidade naval e tivesse organizada uma frota de navios para enfrentar e invadir a Pérsia.

Depois de ter reunido toda a frota de gregos na cidade de Artemisium, enviou uma mensagem sigilosa a Xerxes, monarca dos persas, e referenciou vários aspectos a respeito dos movimentos de armadas navais gregas. Essa situação serviu como uma espécie de freio para desanimar os asiáticos que queriam avançar com seus exércitos. Foi daí que surgiu a famosa Batalha de Salamina que foi vencida pelo exército grego de forma tranquila, o que o consolidou dentro da supremacia dos mares.

No período temporário que antecede os avanços de Xerxes, Temístocles iniciou um projeto inovador para reconstruir a cidade de Atenas e a área portuária conhecida como Pireu.

Por volta de 471 antes de Cristo, Temístocles acabou sendo relegado ao ostracismo. As pessoas não mais acreditavam em suas ações. Dessa forma, ele se retirou para Argos.

Houve ainda a acusação de que Temístocles também favorecia os Medos. Assim, acabou obrigado a viver sob tensão tentando refugiar-se da morte na vida. Foi acolhido pela corte persa e morreu em Magnésia no ano de 460 a.e.c.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados