Colégio Web

Sun Yixian

Publicidade

Médico, político e líder revolucionário da luta pela independência da China nascido em Hsiang-shan, província de Kwangtung, considerado símbolo da modernização do país e pioneiro da revolução comunista. Oriundo de uma família de lavradores, teve seu primeiro contato com as influências ocidentais na escola missionária britânica em Honolulu. Retornou à aldeia natal (1883) e dois anos depois se converteu ao protestantismo. Formou-se em medicina (1892), profissão que não exerceu na plenitude para se dedicar à política. Convencido de que para conseguir a modernização da China era preciso derrubar a dinastia manchu, participou da fundação de várias sociedades secretas.

Exilou-se no Japão (1895), a partir de onde realizou numerosas viagens à Europa e aos Estados Unidos. Criou (1925) em Tóquio a Liga da União, célula mãe do partido nacionalista chinês, o Kuomintang. Com a eclosão da revolução (1911), foi para Xangai e um ano depois foi eleito primeiro presidente da república. Com a abdicação do imperador (1912), no dia seguinte o presidente demitiu-se do cargo em favor do general Yuan Shikai, por considerá-lo uma figura mais aceitável para o Ocidente e, assim, mais conveniente para a política externa. O general logo se tornou um ditador e uma outra revolução ocorreu (1913). Com a vitória das forças do governo, foi obrigado a partir para um novo exílio (1913). A oposição interna e as pressões externas finalmente derrubaram Yuan Shikai (1916) e o líder revolucionário pôde voltar ao país (1918).

Em Cantão idealizou um regime independente (1918), estabelecendo um programa político baseado nos três princípios do povo: nacionalismo, democracia e progresso econômico (1923). De imediato iniciou os processos da reforma agrária e da industrialização do país (1923). Sem apoio e com a desconfiança das potências ocidentais ao seu programa, o governante conseguiu o apoio da União Soviética em troca de uma aliança com o Partido Comunista Chinês e da inclusão de três de seus membros no comitê executivo do Guomingang. Morreu em Pequim, onde havia chegado no começo do ano (1925) e foi sucedido por seu cunhado, o general Chiang Kai-shek. Anos depois passaria a ser considerado o pioneiro da revolução comunista.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados