Colégio Web

Subrahmanyan Chandrasekhar

Publicidade

Astrofísico indiano naturalizado americano (1953) nascido em Lahore, Índia, hoje Paquistão, elaborador de uma lei da astronomia denominada limite de Chandrasekhar e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física (1983), por pesquisas sobre a evolução das estrelas, prêmio dividido com o norte-americano William A. Fowler, do California Institute of Technology, Pasadena, CA. Filho de Chandrasekhara Subrahmanya Ayyar, um oficicial do Government Service do Indian Audits and Accounts Department, e de Sita Balakrishnan, intelectual e literata, foi com a família para Madras (1918) onde estudou na Hindu High School, Triplicane (1922-1925).

Entrou para o Presidency College (1925-1930) onde obteve o B.Sc. em física. Foi premiado com uma bolsa de estudos pelo governo da Índia para estudar em Cambridge, Inglaterra, onde foi supervisionado pelo Professor R.H. Fowler. Por sugestão do Professor P.A.M. Dirac, passou um terço de seus três anos de estudante universitário no Institut Teoretisk Fysik de Copenhague, e obteve o grau de Ph.D. (1933). Em seguida, foi eleito a Prize Fellowship no Trinity College para o período de quatro anos (1933-1937), onde trabalhou com Sir Arthur Eddington e o Professor E.A. Milne. Durante uma visita à Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (1936), a convite do diretor Dr. Harlow Shapley, recebeu um convite do Dr. Otto Struve e do President Robert Maynard Hutchins, da University of Chicago, como Research Associate.

No ano seguinte (1937) apresentou-se à UC onde permaneceu desde então. Destacou-se como estudioso em transferência radioativa e convectiva de calor em atmosferas estelares, onde determinou uma lei denominada limite de Chandrasekhar. Morreu em Chicago, Illinois (1995) e entre seus principais livros citam-se An Introduction to the Study of Stellar Structure (1939) e Principles of Steller Dynamics (1942), Radiative Transfer (1950), Hydrodynamic and Hydromagnetic Stability (1961), The Mathematical Theory of Black Holes (1983), entre outros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados