Colégio Web

Simplício

1Simplício foi o 47º papa da história da Igreja Católica.

Publicidade

O 47º papa da Igreja Católica nasceu na Itália, em Tivoli, em 430. Apreciador das artes, tinha influencia nos bastidores do catolicismo e também foi considerado um dedicado papa. Quando o antecessor Hilário morreu em 468, Simplício foi eleito em abril daquele mesmo ano. Já possuía quase 40 anos.

A gestão do seu papado acabou enfrentando várias dificuldades no interior da Igreja, além dos conflitos externos. Naquele momento, o cristianismo era a religião do Império Romano, que comandava bem o cenário político. Desde o império de Constantino I, o catolicismo se encontrava em situação confortável, sem perseguição ao mundo cristão. Muitos monumentos criados pela igreja católica cresciam nos diferentes espaços e mostravam o poder de tal instituição.

Entretanto, no âmbito interno houve conflitos entre diferentes núcleos eclesiásticos, que passaram a querer o poder interno dentro da Igreja. Daí surgiu a formação das igrejas do Egito, Síria e Armênia. Houve uma fragmentação no mundo cristão. Simplício começou a perceber tensões da igreja com Constantinopla e inverteu alguns casos e nomeações do catolicismo no Oriente. O clima só ficou ainda pior, com muita instabilidade entre as partes. A palavra crise sempre esteve presente no papado de Simplício.

Outras igrejas mais novas também passaram a divergir com o Oriente e no oitavo ano da gestão de Simplício o Império Romano do Ocidente acabou sucumbindo, como um dos fatídicos episódios da história.

Mesmo com todas essas crises, Simplício não deixou de ser generoso e caridoso. Muitos miseráveis advindos da crise religiosa e política foram acolhidos pelo papa. Muita esmola e cuidado com os peregrinos foram observados em sua gestão, com forte serviço social e pastoral.

Simplício morreu aos 53 anos, em 10 de março de 483. Sua lápide está localizada na Basílica de São Pedro. O Papa Félix III foi o sucesso de Simplício.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados