Colégio Web

Sima Qian

Publicidade

Quian nasceu na China, em Longmen, conhecido por seus importantes passos e contribuições na astrologia e história. Foi historiador da corte chinesa entre 108 a. C. Um dos fundadores dessa temática na China.

Tornou-se substituto do pai na corte chinesa por três anos. Em 105 a. C., passou a coordenar reformas do calendário chinês, que haviam sido solicitadas pelo imperador Wudi ou Wu Ti. Em paralelo, começou um projeto para escrever a história da China. Com narração de fatos vários, com fontes nem sempre convencionais, concluiu o Shi ji, que quer dizer Arquivos históricos.

Com um estilo de prosa marcado por elegância e traços de renovação, o Shi ji acabou sendo aclamado pela crítica. Passou então a ser usado como referencia para que outras histórias de dinastias fossem contadas ainda que nenhuma das seguintes dinastias tenham conquistado tamanho espaço como a relatada por Quian.  A produção deste chinês acabou sendo vista como um divisor de águas para a China, com influências em toda a historiografia e a literatura daquele país. Atingiu até mesmo outras nações que usaram a China como referência em suas histórias.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados