Colégio Web

Shibasaburo Kitasato

Publicidade

Shibasaburo Kitasato nasceu em Kitanosato, província japonesa. Importante médico e bacteriologista foi um importante pesquisador, junto com o também bacteriologista francês Alexandre Yersin, na descoberta e compreensão do bacilo Pasteurella pestis, que foi o principal agente no surgimento da peste bubônica em 1894.

Já na parceria com Emil von Behring, conseguiu estudar os bacilos do tétano e da difteria, entre 1885 e 1891 na cidade de Berlim.

Foi precursor nos estudos para a obtenção das culturas mais puras que apresentavam os bacilos do tétano. No ano de 1889, em demonstrações com Behring, conseguiu comprovar a importância da antitoxina na prevenção desta doença.

De volta ao Japão em 1892 fundou, na área próxima a Tóquio, um laboratório que em seguida passou a ser o Instituto Imperial Japonês para o Estudo de Doenças Infecciosas.

Conseguiu mostrar que a cultura morta pode ser usada para a produção de vacinas e avanços nas pesquisas em relação à tuberculose. Saiu do Instituto Imperial e fundou o Instituto Kitasato em 1914. Faleceu em Tóquio.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados