Colégio Web

Severo Ochoa

Publicidade

Bioquímico espanhol que nasceu em Luarca e naturalizou-se estadunidense (1956), um dos Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1959), pioneiro na síntese do ácido nucleico (1955). Concluiu sua graduação no Instituto de Bachillerato de Málaga (1921), teve formação complementar na Universidade de Madri. Também estudou e defendeu trabalhos em Glasgow, Berlim e Heidelberg.

Ensinou nas universidades de Madri, Heidelberg e Oxford. Instalou-se nos Estados Unidos (1940), onde iniciou trabalhando numa faculdade do College of Medicine of New York University (1942) e passou a chefiar o departamento de bioquímica (1954). Sintetizou pioneiramente o ácido nucleico que são cadeias extremamente grandes que compõem moléculas complexas que existem em todas as células vivas e controlam sua hereditariedade. Recebeu muitas honrarias e prêmios acadêmicos pelo mundo afora e foi membro de várias sociedades científicas nos U.S.A., Alemanha, Japão, Argentina, Uruguai e Chile, e Presidente da International Union of Biochemistry.

Dividiu o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1959) por suas pesquisas com o RNA, com o bioquímico estadunidense Arthur Kornberg da Stanford University, Stanford, CA, este pelas pesquisas com o DNA. Casado (1931) com Carmen Garcia Cobian, aposentou-se, voltou para a Espanha e morreu em Madri.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados