Colégio Web

Seth Boyden

Publicidade

Inventor americano nascido em Foxboro, Massachusetts, que foi condecorado pelo presidente dos EEUU, Thomas Jefferson (1743-1826), como o maior inventor da América. Embora não tivesse nenhuma educação formal, ele deixou uma forte impressão na América. Com apenas vinte e um anos de idade ele patenteou uma máquina de confecção de lâminas forjadas. Estabelecido com um negócio com couros em Newark (1815) e lá inventou um processamento para produção de peles (1818).

Descobriu o segredo da moldagem de ferro maleável (1826) obtendo um produto mais resistente, mais trabalhável e muito mais barato. Assim, depois de aproximadamente seis anos de pesquisa, no dia 4 de julho, o décimo quinto aniversário da independência dos Estados Unidos, ele anunciou que tinha descoberto e tinha produzido as primeiras peças de ferro maleável. Também inventou um processo de laminação de aço e inventou uma máquina de moldar chapéu.

Foi fabricante de locomotivas e outro tipos de engenhos a vapor e de fornos industriais. Entre muitas outras invenções como máquinas, equipamentos e processos diversos, criou máquinas para fabricação de agulhas, de prendedores e de lâminas de corte e desenvolveu um morango híbrido. Irmão do também inventor Uriah Atherton Boyden (1804-1879) , morreu em Middleville, New Jersey, e hoje é nome de uma famosa escola: a Seth Boyden Elementary School, 274 Boyden Avenue, Maplewood, NJ.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados