Colégio Web

Serguei Aleksandrovitch Essenin

Yessenin foi um poeta nascido na Rússia, na cidade de Konstantinovo, que depois passou a ser chamada de Yesenino, inclusive em homenagem ao poeta. 2A poesia de Yessenin mostrava um lado bastante particular, com críticas à América e Europa. A condenação ao arranha-céu, ao maquinário e outros aspectos políticos fez com o poeta fosse admirado na França.

Publicidade

Filho de camponeses, iniciou sua vida literária ainda na infância. Com 18 anos mudou-se para Moscou e lá passou a ser revisor, também frequentando diferentes círculos literários.

Na Universidade Estatal de Moscou estudou por quase dois anos.

Em 1913 se uniu a Anna Izryadnova e, dessa relação, teve Yuri Yesenin, que morreu em 1937 em decorrência de fatos políticos.

No ano de 1915, em São Petersburgo, esteve próximo de vários espaços literários onde conheceu vários poetas de expressão. Os poemas de Yessenin começaram a ser divulgados pela imprensa, que em 1916 também divulgou o primeiro livro do russo: Radunitsa, com temática das tradições populares na Rússia.

Em 1918, lançou Inonia, com ataques à sociedade industrializada. Depois, Preobrajenie, um livro que exaltava a revolução socialista.

E, por falar em revolução, depois de 1919 e toda a revolução, Yessenin abriu uma corrente literária imaginista que ganhou muita repercussão no país.

A vida deste poeta era bem diversificada, com fases de encanto e desencanto com a revolução e parceiras amorosas também de personalidade forte, a exemplo da bailarina norte-americana Isadora Duncan.

Um dos filhos de Yessenin, Alexander Yessenin-Volpin, também foi reconhecido como importante poeta, matemático e filósofo.

Quando retornou para Moscou, o polêmico Yessenin acabou vivendo dias difíceis marcados por uma luta contra o alcoolismo que inclusive o tirou da vertente literária. Frustrado com a revolução e em crise pessoal, não se adaptou aos novos tempos da Rússia e, com uma forte depressão nervosa, cometeu suicídio em 27 de dezembro, em Leningrado, antes e depois São Petersburgo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados