Colégio Web

Sarah Breedlove Walker

Publicidade

Mulher de negócios estadunidense nascida perto de Delta, Louisiana, que fez o aperfeiçoamento de cosméticos para cabelos e inventou um linha exclusiva para negros e salões de beleza. Casou aos 14, e enviuvou aos 20, e viúva, mudou-se para St. Louis, Missouri, onde trabalhou em uma washerwoman durante alguns anos. Durante esse tempo começou a experimentar em casa vários penteados de cabelo, até que (1905) ela desenvolveu uma fórmula por criar um penteado liso e brilhante para mulheres afro-americanas.

Rapidamente alcançou o sucesso local. Mudou-se para Denver, Colorado (1906) e se casou com Charles Walker, e por disso seu método posteriormente ficou conhecido como o Walker Method ou Walker System. Com o marido organizou um grupo de agentes femininas para venderem porta-a-porta o seu tratamento de cabelo. Mudou-se para Indianapolis, Indiana (1910), onde sua empresa alcançou seu ápice empregando cerca de 3.000 funcionários. Suas vendedoras vestiam saias pretas longas e blusas brancas que se tornaram figuras familiares nas comunidades negras dos Estados Unidos e do Caribe.

Presidenta e o proprietária exclusiva da sua companhia, ela se tornou uma das mulheres mais conhecidas na América. Seu método chegou à Europa, onde também foi sucesso imediato, aumentando sua fortuna. Generosa com seu dinheiro, incluiu nas suas filantropias várias instituições de caridade, especialmente casas de idosos, e educacionais, como bolsas de estudos para a National Association for the Advancement of Colored People. Ela morreu em Irvington, New York, no dia 25 de maio (1919), deixando como única herdeira a sua filha, Lelia Walker Kennedy.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados