Colégio Web

São Patrício

Publicidade

Lendário santo britânico nascido aparentemente em um povoado das proximidades do rio Severn, na Inglaterra, admirável Apóstolo e Patrono da Irlanda, de quem contam que usou o trevo de três folhas, hoje símbolo da Irlanda, para explicar o mistério da Santíssima Trindade.

De origem de uma família rural cristã, foi raptado aos 16 anos e vendido como escravo na Irlanda, onde trabalhou por seis anos como pastor. Depois de fugir chegou à França e refugiou-se no mosteiro de Lérins, onde dizia ter recebido um apelo divino para voltar e pregar o evangelho de Cristo na Irlanda. 

Depois transferiu-se para Auxerre, onde estudou sob a direção de são Germano e sagrou-se bispo (432). Voltou à Irlanda com a incumbência de combater as idéias de Pelágio, consideradas heréticas, e de anular a influência local dos sacerdotes druidas. Ali construiu inúmeros templos, organizou a administração religiosa e introduziu o latim como língua da igreja.

Deixou algumas cartas e uma autobiografia, Confissões, com importantes dados sobre a época, e morreu em lugar incerto. Padroeiro da Irlanda e da Irlanda do Norte, sua festa é celebrada em 17 de março.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados