Colégio Web

Samuel Chao Chung Ting

Publicidade

Físico norte-americano nascido em Ann Arbor, Michigan, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology, o MIT, Cambridge, MA, e do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, o famoso CERN, Genebra, com sede na Suíça, descobridor a partícula subatômica psi, o que lhe deu o Nobel de Física (1976), juntamente com Richter Burton, americano do Stanford Linear Accelerator Center, Stanford, CA. Filho dos chineses Kuan Hai Ting, professor de engenharia, e Tsun-Ying Wang, professora de psicologia, quando de passagem pelos Estados Unidos, assim quase que acidentalmente, embora tenha voltado para a China com apenas dois meses de idade, ganhou a cidadania norte-americana.

Aos vinte anos decidiu voltar aos Estados Unidos para melhorar sua educação melhor e, vindo morar com a família de um amigo de seus pais, G. G. Brown, Decano da School of Engineering, University of Michigan. Com pouco inglês e sua parca bolsa de estudos, teve que trabalhar muito para se manter. Com muita dedicação conseguiu graduar-se em matemática e física na Universidade de Michigan em três anos, e completar seu Ph.D. em física (1962), sob orientação dos doutores L.W. Jones e M.L. Perl. Seguiu para a Comissão Européia de Pesquisas Nucleares, a famosa CERN, como um Ford Foundation Fellow, onde trabalhou com Giuseppe Cocconi no Próton Synchrotron, onde ampliou seus conhecimento em física.

Voltou aos Estados Unidos (1965) para ensinar na Columbia University, onde existia um grande departamento de física, com professores do nível de L. Lederman, T.D. Lee, I.I. Rabi, M. Schwarts, J. Steinberger, C.S. Wu, entre outros. Embora essa permanência na Columbia tenha sido relativamente curta, ela foi de grande serventia para elevar seus conhecimentos.
Em seguida entrou para o Physics Department do Massachusetts Institute of Technology (1967), tornou-se seu professor (1969) e primeiro Thomas Dudley Cabot Institute Professor of Physics do MIT (1977). Dirigindo a equipe do Brookhaven National Laboratory descobriu a partícula subatômica psi. Casado (1985) com a Dra. Susan Marks e, com ela, sendo pai de Christopher (1986-), além do Nobel já colecionou várias outras comendas. Ganhou o Ernest Orlando Lawrence Award, USA (1976) e o DeGasperi, Itália (1988), a Eringen Medal (1977). É sócio da National Academy of Sciences, USA, e da American Physical Society, da Sociedade de Física da Itália e da Europa.

Membro estrangeiro da Academia Sinica, da Paquistanesa de Ciências e da Academia de Ciências Russa. Doutor Honoris Causa da University of Michigan, da Universidade Chinesa de Hong Kong, da Columbia University, da Universidade de Bologna, da Estatal de Moscou e da Universidade de Ciências e Tecnologia da China, além de professor honorário da Universidade Jiatong de Xanghai, China.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados