Colégio Web

Salvador Edward Luria

Publicidade

Salvador Edward Luria nasceu em Turim. Biólogo, naturalizou-se estadunidense em 1947. Foi ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 1969, quando o dividiu com o alemão e também naturalizado estadunidense Max Delbrück, que estava no California Institute of Technology, em Pasadena. O terceiro a dividir o Nobel foi norte-americano Alfred D., Hershey, da Carnegie Institution of Washington, que investigou os mecanismos das infecções virais de uma célula viva, quando ocorre o fenômeno dos bacteriófagos.

Luria concluiu a graduação na Universidade de Turim em 1935, tendo se especializado em radiologia. Em 1938, fugiu da Itália em decorrência do regime fascista e passou pela França antes de chegar aos Estados Unidos.

No Massachusetts Institute of Technology, em 1959, assumiu a carreira de professor e chegou à direção do Center for Cancer Research em 1974. Foi Luria quem iniciou a descoberta para as mutações virais, juntamente com o trabalho que desenvolveu com o microbiologista Alfred Day Hershey. A partir de seus estudos, passamos a entender como o anticorpo quando passa para a cepa dos vírus podem não acabar se desenvolvendo em cepas mutantes.

Na área médica, descobrir que o vírus sofre mutação acabou sendo de extrema importância no combate às diversas patologias virais. Luria faleceu em Lexington, nos Estados Unidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados