Colégio Web

Quem é Stephen Hawking?

Publicidade

Se você não reconheceu esse nome, certamente quando ver uma foto dele vai saber quem é ou ainda quando o assunto for sobre o estudo de buracos negros. Stephen Hawking é um físico genial que possui uma doença degenerativa, logo, resumir a vida desse grande cientista é realmente difícil já que ele é professor de matemática e leciona no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge, sem contar que é considerado uma das pessoas mais inteligentes – seu QI é de 160 – e também já ocupou a cadeira de Isaac Newton.

Desde pequeno, talvez por a influência do pai, Stephen sempre se interessou por Ciência, mas segundo seus professores nunca foi o destaque da turma e não era tão inteligente ou talvez um gênio.

Somente na faculdade de cosmologia que seus professores começaram a perceber que ele tinha potencial, mas infelizmente, com apenas 21 anos de idade, e quando tudo estava favorável, ele soube que sofria de uma doença que paralisaria todos os músculos do seu corpo e que ele ficaria para sempre em uma cadeira de rodas.

Stephen Hawking

Hawking já foi professor nos colégios de Gonville e Caius e trabalhou no Instituto de Astronomia.

Quando a doença avançou e ele perdeu a capacidade de sustentar a cabeça, ficou paralisado por inteiro, e logo precisou realizar uma traqueostomia, prejudicando a sua fala, o que acabou fazendo com que Hawking utilizasse um sintetizador para se comunicar com as pessoas.

As obras de Hawking

Não é a toa que Stephen é considerado genial. Entre os seus feitos estão o teorema dos buracos negros, a teoria da inflação cósmica (participação), a teoria da relatividade combinada com a mecânica quântica, além de comprovar os teoremas da singularidade.

Desde o ano de 1977, Stephen defendia – de acordo com os seus cálculos – que qualquer coisa que entrasse nesse tipo de buraco certamente seria destruído, o que mais tarde foi considerado errado pelo matemático Juan Maldacena.

Hawking Stephen

Mas por que Stephen Hawking é tão famoso?

Em primeiro lugar porque a ELA (doença degenerativa) nunca o impediu de prosseguir, portanto isso o torna um símbolo de superação. Hawking leciona e continua com os seus estudos, além de escrever artigos e livros. Outro motivo em questão é que ele trata com naturalidade de assuntos polêmicos como extraterrestres e Deus, e também por simplicar a Física em suas obras, fazendo com que muitas pessoas leigas possam ter a oportuniade de entender sobre esse tema.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados