Colégio Web

Biografia do Steve Jobs

O famoso empresário Steve Jobs (1955-2011), nascido em São Francisco, Estado da Califórnia, nos EUA, foi o fundador da Apple. Confira sua biografia!

Publicidade

O famoso empresário Steve Jobs (1955-2011), nascido em São Francisco, Estado da Califórnia, nos EUA, foi o fundador da Apple. Criou entre outros gadgets e softwares, o computador Macintosh, o aparelho portátil multimídia iPod, o telefone móvel iPhone e o tablet iPad. Sua empresa realizou uma verdadeira revolução na indústria da computação, especificamente no nicho de PCs, de filmes de animação, na música e na indústria de mobiles.

Embora fosse filho biológico de um casal de sírios – Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble – era filho adotivo de Paul e Carla Jobs.

Estuda na faculdade Reed, no Estado do Oregon, a partir do ano de 1972, mas após um semestre, não tinha mais recursos para arcar com as caras tarifas estudantis, acabando por abandonar seu curso. Entretanto, no mesmo ano conhece Stephen Wozniak, que é responsável pelo desenvolvimento de softwares e circuitos integrados. No ano de 1976, ambos abrem uma pequena empresa, responsável por produzir computadores, cuja sede era na garagem da própria casa, na Califórnia.

Esse mesmo ano é marcante ainda por outra razão: é lançado o “Apple I”, o primeiro PC comercializado já fechado. Embora surpreendente á época se tratava apenas de uma placa-mãe, com alguns chips, dentro de um gabinete de madeira. Um ano depois já há outro lançamento “Apple II”, já associado a um mouse e com um HD interno.

Steve Jobs

Em 1984 é produzido o “Machintosh”, com um design mais sofisticado. Porém, havia um desconforto ao usuário: esquentava muito, por não vir com um cooler. Ganha o “carinhoso” apelido de “torradeira bege”. 1985 é uma época movimentada para Jobs, que foi afastado da  empresa, por ordem do próprio conselho administrativo, por entrar em desacordo com as novas táticas de vendas adotadas pela marca.

Sem se dar por vencido, Jobs logo inaugura a NEXT, uma desenvolvedora de softwares. Curiosamente, essa empresa seria comprada pela Apple, no ano de 1996, quando Jobs, finalmente é reconduzido ao comando da Apple.

No ano de 1995 Jobs, amante de cinema, compra a empresa Pixar, da área de computação gráfica, que foi responsável, anos antes pelos filmes da franquia “Guerra nas Estrelas”. No mesmo ano a Pixar lança o sucesso “Toy Story” e, daí por diante, vira referência no cinema de animação.

Jobs tinha personalidade muito forte e explosiva, embora não ostentasse sinais de sua riqueza. Frequentemente, era visto com calça jeans e camisa básica preta. A Apple se localiza na cidade de Cupertino, bem no Vale do Silício norte-americano.

Nos anos 2000 Steve Jobs e sua equipe se superam e, daí para a frente, é uma novidade após a outra. Em 2001, lança o “iPod”, que mexeu com toda a indústria musical. Em 2007, lança seu próprio celular, o “iPhone”, que rapidamente se torna mania entre as pessoas mais antenadas e amantes de tecnologia.

Em 2009 aparece no mercado o computador portátil “Netbook”, com acesso à internet e de preço mais acessível. Dois anos depois, em junho de 2011, é anunciado o programa de armazenamento de dados “iCloud”, também criado por Jobs. Esse tipo de memória inovadora ficou conhecida como “nuvem”, servidores extensos, totalmente virtuais. Ainda em 2011, Jobs se retira da direção da Apple para tratar um câncer raro, na região do pâncreas, diagnosticado em 2003. A doença faz com que Jobs faleça no dia 5 de outubro do mesmo ano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados