Colégio Web

37 anos da morte de Santiago Bernabéu

Publicidade

Hoje, 2 de junho de 2015, completa 37 anos da morte de um dos nomes mais famosos da História do futebol mundial, especialmente por conta de ser o nome que foi usado para batizar o estádio do Real Madrid, o clube de futebol mais rico e famoso do mundo: Santiago Bernabéu.

Bernabéu foi jogador de futebol, tendo marcado quase 200 gols com a camisa do próprio Real Madrid entre 1912 e 1927, além de ter sido também soldado e empresário de sucesso.

Portanto, vamos conhecer nas próximas linhas um pouco mais deste homem que virou mito para a torcida merengue e que deixou os amantes deste clube mais tristes há exatos 37 anos.

Nascimento e a carreira futebolística

Santiago Bernabéu

Santiago Bernabéu Yeste nasceu em Almansa, na Espanha, num dia 8 de junho de 1895, sendo que ainda muito jovem, ele se mudou com sua família para a cidade de Madrid.

Em 1909, quando Bernabéu contava com apenas 14 anos, ele começou a jogar pela equipe de juniores do Real Madrid, clube que defenderia como sua camisa única durante toda a sua carreira futebolística.

Talentoso, com apenas 17 anos Santiago Bernabéu já fazia parte da equipe profissional do Real Madrid, logo se tornando um dos principais atacantes do time, capaz de fazer muitos gols.

Em muitas oportunidades ele acabou jogando como capitão do Real Madrid, e pelo clube da capital espanhola ele fez nada menos do que 495 partidas oficiais, tendo marcado 194 gols oficiais.

A Guerra Civil Espanhola

Em 1927, pouco tempo depois de se aposentar do futebol, Santiago Bernabéu permaneceu associado ao Real Madrid, mas em 1936, com o estouro dos eventos que culminaram com a Guerra Civil Espanhola, o futebol profissional parou de ser praticado no país.

Com isto, Bernabéu acabou por assumir o posto de soldado, lutando do lado dos franquistas, que acabaram por vencer a guerra, tendo participação destacada durante a campanha da Catalunha.

Santiago Bernabeu de Yeste

Empresário de visão

Pois foi com após o final da Guerra Civil Espanhola que Santiago Bernabéu de fato escreveu seu nome na História do Real Madrid, já que o clube passava por dificuldades financeiras consideráveis e estava às portas da falência.

Para ajudar o clube, Bernabéu decidiu entrar em contato com vários ex-dirigentes e ex-jogadores para tentar reerguer o time merengue.

A estrutura foi sendo construída aos poucos, e seus esforços acabaram por levá-lo à presidência do Real Madrid, o que ocorreu em 1943, e a partir daí, um estádio (que receberia seu nome no futuro) foi construído e o clube passou a ter condições de montar um time cheio de estrelas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados