Colégio Web

Rufus de Efeso

Publicidade

Médico grego nascido em Éfeso, cidade joniana da Ásia Menor, viveu sob o reinado de Trajano (98-117) e escreveu sobre anatomia, descreveu alguns dos nervos, veias e artérias, notificou sobre a peste bubônica e, especialmente, sobre doenças renais e da bexiga, tornando-se um importante nome na história da nefrologia e da urologia.

Pouco se conhece sobre esse médico, mas parece ter atingido fama considerável, comparável a de Hipócrates e de Galeno. Também foi altamente respeitado e extensivamente citado por autores bizantinos, árabes e na medicina européia da Idades Média. 

Residiu em Alexandria e escreveu Enfermidades do rim e da bexiga, onde descrevia a diferença entre doenças renais e de origem vesicais. Inclusive mencionava a possível relação entre as doenças de origem parasitária que afetam a bexiga urinária, a bilharzia, e a possível aparição de lesões cancerígenas na própria bexiga.

Foi pioneiro a valorizar o interrogatório do paciente, inclusive escreveu um trabalho titulado como Preguntas do médico aos enfermos. Descreveu os gânglios tendinosos e seu tratamento mediante compressões. Parece ter tido particular interesse por doença em crianças e pode ter morrido em Éfeso ou em Roma.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados