Colégio Web

Ronald Wilson Reagan

39o Presidente dos EEUU (1981-1989) nascido em Tampico, Illinois, cujo governo desenvolveu entre os norte-americanos um forte sentimento de autoconfiança nacional, e no plano global, via a restauração de prosperidade e a meta de garantia da paz pela força. Filho de Nelle e John Reagan, cursou a high school em Dixon e trabalhou no Eureka College. Estudou economia e sociologia, jogou futebol e atuou em peças do teatro escolar. Após a graduação, tornou-se repórter esportivo no radio. Venceu um teste de ator (1937) e assinou um contrato em Hollywood, onde durante os vinte anos seguintes atuou em cerca de 53 filmes. 

Reagan casou-se duas vezes, a primeira (1940) com a atriz Jane Wyman, de quem se divorciou oito anos depois, e a segunda (1952), com a também atriz Nancy Davis, com que viveu até morrer. Teve dois filhos, Maureen Reagan (1941-2001), vítima de câncer, e o adotado Michael Edward Reagan (1945- ), além da prematura e natimorta Christine Reagan (1947- ) em seu primeiro casamento (1940-1948), com a atriz Jane Wyman (1914- ). Divorciado (1949) casou-se (1952) com Nancy Davis (1921- ), também atriz, e eles tiveram mais duas crianças: Patricia Ann e Ronald Prescott. Envolvido em disputas político-profissionais durante a carreira de ator, elegeu-se folgadamente governador da Califórnia (1966) e foi reeleito (1970). 

Publicidade

Indicado pelos republicanos, venceu as eleições presidenciais (1980), ganhado facilmente do presidente Jimmy Carter, que tentava a reeleição, por 489 votos contra 49, no Colégio Eleitoral. Empossado em 20 de janeiro do ano seguinte, decorridos 69 dias após sua posse, foi baleado em um atentado, mas logo se recuperou, o que fez aumentar sua popularidade. Lidando habilmente com Congresso, obteve uma legislação para estimular crescimento econômico, baixa inflação, aumento do emprego e fortalecimento militar. Reduziu impostos e despesas de Governo, porém as custas do crescimento substancial do déficit público. 

Nas eleições seguintes (1984), novamente com seu vice George Herbert Bush, ganhou o segundo mandato com uma vitória esmagadora sobre os democratas Walter F. Mondale e Geraldine Ferraro. Ainda na área econômica interna, neste período obteve (1986) uma revisão nas leis do imposto de renda que eliminou muitas deduções e isentou milhões de pessoas julgadas de baixas rendas. Externamente comportou-se como um anticomunista visceral e liderou uma corrida armamentista sem precedentes durante o tempo que esteve no poder. Buscou melhorar relações com a União Soviética do líder soviético Mikhail Gorbachev, com quem negociou um tratado sobre armas nucleares. 

Declarou guerra contra terrorismo internacional, enviando bombardeiros americanos contra a Líbia, sob a alegação de aquele governo estava envolvido em um ataque contra soldados americanos em uma boate de Berlim Ocidental. Ordenou escoltas navais no Golfo Persa, para manutenção do fluxo livre de óleo durante a Guerra de Irã-Iraque. Deu apoio a anticomunistas na América Central, Ásia e África. Ao término da administração dele, a Nação estava desfrutando seu mais longo período de prosperidade e paz, sem quedas ou depressão, o que facilitou a eleição de seu sucessor, George Herbert Bush. 

O ex-presidente estadunidense anunciou publicamente (1994) que sofria do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro que provoca desorientação mental e física. Por este motivo retirou-se da vida pública e morreu em sua casa, em Los Angeles, na Califórnia, aos 93 anos (05/06/2004), devido ao agravamento da doença que o acompanhou por dez anos, e de uma pneumonia. Depois das cerimônias fúnebres organizadas em Washington em homenagem ao ex-presidente americano, com o corpo indo base aérea Andrews, em Washington, para o velório no Capitólio, a sede do Congresso, onde o público prestou uma homenagem ao ex-presidente, e na Catedral Nacional, quando deverão ser assistidas por diversas personalidades estrangeiras, o caixão voltou para a California na tarde de uma sexta-feira (11/06), para ser enterrado na biblioteca presidencial.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados