Colégio Web

Roland Topor

Artista francês nascido em Paris, um dos fundadores do o movimento Pânico. Descendente de pais poloneses tornou-se pintor, desenhista, ator, comediante, escritor e dramaturgo. Dedicado ao humor negro, foi colaborador das revistas Bizarre, Hara-Kiri (1961-1965) e Charlie-Hebdo. Junto com o espanhol Fernando Arrabal o chileno Alejandro Jodorowski e outros, fundou o Groupe Panique. 

Escreveu romances como O Inquilino Quimérico, adaptado para o cinema por Roman Polanski, e Retrato de Corpo Inteiro de Suzanne. Além de intensa vida no teatro, no cinema foi ator em Nosferatu, de Werner Herzog, e em Un amour de Swann de Volker Schlöndorff, roteirista em Lanterne magique du Casanova de Fellini, e produtor de La Maladie de Hambourg com Peter Fleischmann e Otto Jägersberg, e Marquis com Henri Xhonneux. 

Publicidade

Morreu de causa não revelada, em Paris, França e entre suas obras em literatura tornaram-se muito conhecidas Panic (1965), The Tenant (1966), Joko’s Anniversary (1969), Leonardo Was Right (1978), Journal in Time (1989), Three Artists from France (1994) e Je T’aime: A Pillow Talk (1998)

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados