Colégio Web

Roland Garros

Publicidade

Aviador e famoso esportista francês nascido em Saint-Denis Ilha Reunião, que conseguiu fazer a primeira travessia do Mediterrâneo, de St. Raphael, França, a Bizerte, Tunísia (1913). Foi recordista mundial de altitude por diversas vezes. Fazia parte da Esquadrilha das Cegonhas e esteve em São Paulo por um breve período ensinando técnicas de pilotagem (1912) e com Eduardo Chaves, organizador e diretor da primeira escola de pilotagem no Brasil, cada um em seu aviação, realizou o vôo Santos-São Paulo no dia 09 de março.

Aperfeiçoou o procedimento do tiro ao alvo através da hélice, juntamente com engenheiro francês Raymond Saulnier (1915). O dispositivo consistia de uma engrenagem que permitia um movimento sincronizado entre uma metralhadora e a hélice girando, de modo que as balas passassem entre as lâminas da hélice, regulando o fogo de artilharia, a partir de um dispositivo criado pelo engenheiro suíço Franz Schneider, antes da guerra. Com esse equipamento abateu três aeronaves alemãs (1, 13 e 18 de abril).

Porém no dia 19 de abril, com uma linha de combustível rompida, foi obrigado a fazer um pouso de emergência, foi feito prisioneiro e os segredos da engrenagem foram copiados rapidamente pelos alemães, através do projetista Anthony Fokker, que resultou na criação do famoso monoplano de combate, o Fokker Eindecker (1915). Morreu em combate aéreo, próximo a Vouziers, e hoje é mundialmente conhecido por ter seu nome adotado para o complexo esportivo Roland Garros Stadium, sede de um torneio anual, o mais importante do mundo do tênis em piso de saibro, o Aberto da França.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados