Físiologista estadunidense nascido em Hartford, Connecticut, estudioso das funções dos hemisférios do cérebro e que como professor na Universidade de Chicago (1946-1953) e no California Institute of Technology (1954-1994), foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1981), metade do prêmio, por suas pesquisas sobre a separação e identificação das funções dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Era filho do bancário Francis Bushnell e da professora Florence Kraemer Sperry e ficou órfão do pai aos 11 anos. 

Foi educado nas escolas de Elmwood, Connecticut, e na William Hall High School, West Hartford, Connecticut. Entrou no Oberlin College e obteve o A.B. (1935) e o M.A. em Psicologia (1937) com o Professor R. H. Stetson. Obteve o Ph.D. orientado pelo Professor Paul A. Weiss na University of Chicago (1941) e fez um ano de pós-doutorado na National Research Council Fellow, na Harvard University sob o Professor Karl S. Lashley. 

Casou (1949) com Norma Gay Deupree, e e teve um filho, Glenn Michael (1953-) e uma filha, Janeth Hope (1963-) e morreu em Pasadena. O cientista e sua equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia puderam examinar as pessoas cujos cérebros tinham sido divididos. Os ganhadores da outra metade do prêmio foram os professores da Harvard Medical School, Boston, MA, o canadense David Hubel e o sueco Torsten Wiesel, pelas descobertas conjuntas relativas ao processamento de informações no sistema visual.