Colégio Web

Roger Charles Louis Guillemin

Fisiologista francês nascido em Dijon, naturalizado americano (1965), pesquisador dos hormônios peptídeos. Indo para os EEUU (1953), tornou-se professor no Baylor College of Medicine, Houston (1953-1970) e no Salk Institute and University of California, San Diego (1970-…). Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1977), juntamente com Andrew V. Schally, do Veterans Administration Hospital, New Orleans, LA, por estudos sobre os hormônios peptídeos.
Ainda foi premiada a americana Rosaly Sussman Yallow do Veterans Administration Hospital, Bronx, NY. Formado em medicina pela Universidade de Lyon (1949), onde despertou seu interesse por endocrinologia e complementou seus estudos na University of Montreal, onde recebeu seu Ph.D (1953). Trabalhou no Department of Physiology at the Baylor University College of Medicine, em Houston (1953-1970), concentrando seus estudos no controle hormonal da glândula pituitária, em particular os hormônios produzido pelo hipotálamo, e em neurotransmissores como as endorfinas, pesquisas que lhe dariam o Nobel (1977). 

Mudando-se para o Salk Institute em La Jolla, California (1970), fundou o Laboratories for Neuroendocrinology. Posteriormente deslocou-se para o Whittier Institute for Diabetes and Endocrinology, também em La Jolla (1989) e tornou-se professor adjunto de medicina na University of California, em San Diego. Seus estudos têm levado a isolar uma grande variedade de hormônios, entre eles a somatocrinina ou fator hormonal do crescimento, e a somatostatina, fundamental para o entendimento da diabetes, e vários outros hormônios que regulam o desenvolvimento sexual feminino. 

Publicidade

É membro de muitas organizações como a US National Academy of Sciences e a French Académie des Sciences. Também se ocupa em escrever livros sobre história da medicina, pesquisa arte pré columbiana e usa o computador para criar pinturas que têm sido bem recebidas em galerias norte-americanas, mexicanas e italianas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados