Colégio Web

Roderick MacKinnon

Publicidade

Cientista norte-americano nascido em Boston, EUA, um Professor de Neurobiologia Molecular e Biofísica do Howard Hughes Medical Institute, na Rockefeller University, New York, NY, USA, e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (2003), juntamente com outro conterrâneo, Peter Agre, da Johns Hopkins University School of Medicine Baltimore, MD, USA, por seus trabalhos sobre a passagem de substâncias através da membrana plasmática, ou seja, pelas descobertas de ambos sobre os mecanismos de travessia nas membranas celulares. 

Ele recebeu um B.A. em bioquímica da Brandeis University e um M.D. da Tufts University School of Medicine. Completou a residência médica no Beth Israel Hospital, Harvard Medical School, e desenvolveu um pós-doutorado na Brandeis com Christopher Miller. Inicialmente juntou-se a Harvard Medical School e depois foi para a Rockefeller onde se tornou especialista no estudo da passagem de íons através da membrana plasmática a partir do conhecimento de que a circulação de água e íons é básica para a manutenção da boa atividade celular e o equilíbrio das pressões intra e extracelular. 

É membro da National Academy of Sciences e já recebeu numerosos prêmios por suas pesquisas, incluindo o Albert Lasker Basic Medical Research Award (1999), o Rosenstiel Award (2000) e o Gairdner Foundation International Award (2001), além do Nobel (2003) por seus estudos sobre a estrutura e mecanismo dos canais iônicos nas membranas celulares.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados